Kefir de água
Ganhei um pacotinho de kefir de água liofilizado. Segui exatamente o modo de preparo: rodelas de limão, frutas secas, açúcar, água filtrada e o tal kefir seco. A instrução recomendava deixar tudo em uma garrafa vedada à 20-25℃ durante 48 horas, mas está difícil praticar esta temperatura em casa (São Pedro confundiu as estações inverno X verão). Deixei fermentar por 40 horas, quando as frutas boiaram até a superfície. Coei, descartando as frutas, reservei uma parte do líquido para fermentar o lote seguinte, engarrafei novamente e gelei. De acordo com a embalagem, este kefir resiste até oito repetições e estou na segunda. Veremos como se comportar nos próximos lotes.
A primeira foto é referente ao primeiro lote com limão Tahiti e pera desidratada, antes da fermentação.
Esta segunda garrafa é do segundo lote com limão Tahiti e uvas passas, durante a fermentação.
O resultado? Ficaram menos doces que imaginei e já bebi puro (o sabor do limão é bem mais evidente que das frutas secas) e batido com morango.
Queridos leitores e amigos: para evitar desentendimentos, no momento, não estou doando kefir de água e leite, madres de fermento natural, kombucha, jun tea ou vinagres. Passei por algumas situações desagradáveis e penso que a melhor solução é dizer não para todos.
Postado por NM.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".