Empanadas

Na segunda-feira, o Marcel foi a uma degustação de vinhos argentinos e a produtora brasileira o presenteou com um pacote de massa de empanadas.
Não sei ao certo quanto tempo faz que preparei empanadas do zero. Só sei que não encontrei a receita da massa nos meus arquivos (e foi anterior a 2007 porque não tem aqui no Gourmandise).
A embalagem da Mendia (tipo hojaldre) não indicava quantidade de recheio, tempo ou temperatura. Talvez presumam que todos os argentinos sabem como usar.
Fui olhar o que tinha em casa. Sem carne ou frango na geladeira, improvisei queijo e atum.


Empanadas de atum: Refogue um terço de cebola e dois dentes de alho picados no óleo de girassol, una três tomates sem pele em cubos e meia dose de Pisco. Cozinhe no fogo baixo para derreter o tomate. Acrescente uma lata atum sólido em água, ají merkén, sal e engrosse com slurry. Desligue e una um ovo cozido picado e salsa fresca. Esfrie. Recheie 12 empanadas. Feche e dobre torcendo a borda. Espalhe sobre assadeira e leve ao forno à 220℃ por 20 minutos (se necessário, use o grill no final).

Empanadas de queijo e cebola caramelizada: Caramelize uma cebola grande com um fio de azeite. Salgue e tempere com pimenta do reino moída na hora, flor de sal e tomilho fresco. Esfrie e misture com oitenta gramas de queijo cheddar defumado ralado. Recheie 6 empanadas. Feche e dobre torcendo a borda. Espalhe sobre assadeira e leve ao forno à 220℃ por 20 minutos (se necessário, use o grill no final).


A massa era melhor que esperava. Gostei mais do recheio de atum e o Marcel de queijo.
E não venha com preconceito contra a massa pronta para empanadas porque sei que você já comprou  ou comeu massa de pastel em rolo na feira, bolo de caixinha, pipoca de micro-ondas e gelatina de caixinha.

Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas