Fregola sarda com cogumelos
OK, cogumelo todo os leitores sabem do que trata. E o que é esta tal de fregola sarda?
É uma massa típica da Sardenha à base de sêmola de trigo tostada. A fregola é utilizada em sopas, ensopados de mexilhões (e outros frutos do mar) ou cozido como um risotto.
Preparei como um risotto com um mix de cogumelos e alho-poró.
Fregola sarda com cogumelos e alho-poró:
(2 porções - 100% = 540 gramas)
18,5% de alho-poró cortado em rodela finas
azeite
22,2% de fregola sarda
100% de caldo de frango caseiro (ou legumes)
37% de cogumelo Paris fresco
37% de cogumelo shiitake fresco (corte ao meio os maiores)
37% de cogumelo shimeji fresco
flor de sal
Refogue o alho-poró no azeite. Adicione o caldo de frango. Deixe ferver e adicione a fregola. Abaixe o fogo, adicione um pouco de sal e tampe. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, aqueça uma sauteuse em fogo alto, adicione azeite e salteie o cogumelo Paris. Una um pouco de flor de sal. Após uns 3 minutos una o shimeji. Se necessário, acrescente mais azeite. Aguarde mais alguns minutos e adicione o shiitake. Lembre-se de saltear cogumelos sempre em fogo alto. Salgue e una pimenta. Mantenha aquecido.
Regue a fregola com azeite e sirva imediatamente com o cozido de cogumelos. Polvilhe um pouco de algas desidratadas.
As "bolinhas" de sêmola absorvem o sabor do líquido, portanto não use água. Funciona como um risotto, use caldos de legumes, fumet, frango ou carne - com água é desleixo ou economia de parafuso.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".