Trigo grosso com carne
Na última sexta-feira fomos ao aniversário de um amigo descendente de sírios. Um dos pratos servidos foi o trigo grosso cozido com carne de carneiro e servido com coalhada e snoobar (pinoli/pignole). Estava tão gostoso que tentei reproduzir em casa.
Trigo grosso cozido com carne: refogue duzentos gramas de carne moída (usei patinho - o açougueiro perto da minha casa não tinha carneiro) em óleo de girassol até dourar, una sessenta e cinco gramas de cebola fatiada e quatro gramas de alho fatiado. Refogue por alguns minutos e adicione duzentos gramas de burghul de moagem grossa (trigo grosso - aquele moído fino da marca Y. não serve). Acrescente cinquenta mililitros de vinho branco seco e trezentos mililitros de caldo de legumes caseiro (adicionei canela em pau e um cravo) e um pouco de sal. Deixe ferver, tampe e desligue. Aguarde cerca de quinze minutos ou absorver o líquido. Verifique a cocção (pode acrescentar mais caldo - desta vez use o líquido quente) e sal. Una pimenta vermelha seca (ou a pimenta síria que não tinha em casa) e hortelã fresca picada. Sirva quente com duzentos gramas de coalhada (ou iogurte natural drenado com filtro de papel - fica ótimo com o iogurte grego de verdade, sem dulçor e gomas espessantes que só enganam), mais pimenta e snoobar tostado.
Substitua a carne pelo frango desfiado ou moído ou lentilha cozida (neste caso sirva com cebola caramelizada).
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".