Pão de "água de tomate"
Não abandonei os meus fermentos tradicionais para pão, mas confesso que estou entusiasmada com os resultados dos pães com "águas fermentadas de frutas".
No pão da semana utilizei tomates sweet grape orgânicos para fermentar. Acrescentei um pouco de tomate seco de San Marzano e trigo mote germinado.
No pão da semana utilizei tomates sweet grape orgânicos para fermentar. Acrescentei um pouco de tomate seco de San Marzano e trigo mote germinado.
Água fermentada de tomate:
8 tomates sweet grape orgânicos
200 ml de água mineral
Corte os tomates e coloque em um pote de vidro (esterilizado) com água. Tampe e deixe fermentar em local seco e escuro por 3-6 dias. Drene e descarte a fruta.
O trigo mote foi germinado na mesma forma que os outros grãos, demolhado por algumas horas, drenado e deixado descansando em um pote de vidro coberto com gaze até brotar (lavado e drenado algumas vezes durante esta etapa). Cozinhei por cinco minutos, escorri e esfriei antes de agregar ao pão.
o trigo mote germinado
Pão de tomate(s):
(um pão de meio quilo - 100% = 250 gramas)
100% de farinha de trigo
4% de demerara
60% de "água fermentada de tomate"
6% da água da cocção do tomate seco (fria)
8% de azeite
2% de sal rosa do Himalaia
24% de trigo mote brotado, cozido e frio
8% de tomate seco de San Marzano
Faça o pão como de costume. Adicione o trigo e o tomate quando a massa estiver lisa e elástica. Deixe crescer. Modele e encaixe em forma de pão untada. Asse quando atingir a borda da forma.
Bom feriado! Voltaremos com novos posts na próxima quinta-feira, 19 de fevereiro.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".