Aspic de aspargos e lentilha
Fiquei em dúvida se o nome adequado seria aspic ou terrine gelada de aspargos e lentilha. O Aspic foi preparado com caldo de legumes caseiro, vinho branco, gelatina incolor, aspargo branco e verde, lentilha Beluga e servido com Ajo Blanco (sopa fria espanhola à base de alho, amêndoa e azeite).
Aspic de aspargos e lentilha (cinco porções): Faça um caldo de legumes (trezentos gramas de cebola, cento e cinquenta gramas de cenoura, cento e cinquenta gramas de salsão brunoise, quatrocentos mililitros de água filtrada, oitenta mililitros de vinho branco seco de boa qualidade e dois gramas de pimenta do reino em grão em fogo baixo por 40 minutos). Depois de coar deve render duzentos e sessenta mililitros de caldo. Enquanto isso, branqueie cem gramas de aspargo branco e cem do verde. Cozinhe cinquenta gramas de lentilha Beluga (substitua pela Puy) em água filtrada e kombu (alga marinha) por quinze a vinte minutos. Drene, esfrie e salgue. Hidrate seis gramas de gelatina em pó em trinta mililitros de água e dissolva no caldo coado e quente. Esfrie. Coloque cerca de meio centímetro de caldo em uma terrine ou forma de 18 X 8 cm forrada com filme plástico. Gele até ficar viscosa. Encaixe metade do aspargo branco e cubra com mais uma camada de gelatina. Volte à geladeira. Espalhe metade da lentilha e mais gelatina. Gele. Espalhe o aspargo verde e gelatina. Coloque o restante da lentilha e mais gelatina. Finalize com aspargo branco e a gelatina restante. Gele por três horas. Faça o ajo blanco (usei 25% desta receita).
kombu
Servi como entrada no Ano Novo.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".