Pão de spirulina com fermentação natural
Lembra do pão de algas do couvert do restaurante Aponiente? Ao ver um pacote de spirulina (cianobactéria) em uma loja de produtos naturais pensei naquele pão. Imaginei que a spirulina poderia conceder cor e sabor similar.
Pão de spirulina:
(um pão de quatrocentos gramas - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
1% de spirulina em pó
5% de açúcar orgânico
60% de água filtrada gelada
45% de fermento natural maduro (usei o Andreu)
2% de sal rosa do Himalaia
Misture a farinha com açúcar e spirulina. Faça uma cova no centro e una 1/3 da água. Incorpore com a ponta dos dedos. Adicione o fermento natural. Acrescente a água restante ao poucos, trabalhando a massa. Una o sal e sove por cerca de 3 minutos. Boleie, cubra e deixe crescer por 4-5 horas ou dobrar de volume. Abra em formato retangular e enrole como uma rocambole. Disponha em uma forma média para pão untada e polvilhada, cubra e deixe crescer até alcançar a borda. Polvilhe farinha de trigo e dê um corte na superfície com bisturi para pão. Asse à 190°C por 25-30 minutos. Verifique a cocção. Desenforme e esfrie sobre grade.
Sirva o pão com manteiga de wasabi ou azeite.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".