Vinagre de vinho branco caseiro
Depois do ótimo resultado com o vinagre de vinho tinto caseiro arrisquei fazer um com vinho branco.
Queria criar a minha própria madre (mãe do vinagre) e para isso precisava de vinagre de maçã ou cidra não pasteurizado. Demorei algumas semanas para encontrar o tal vinagre não pasteurizado.
Como fazer vinagre de vinho branco em casa: inicie a cultura misturando 50% de vinagre de maçã ou cidra, 100% de vinagre de vinho branco seco e 50% de água filtrada. Coloque em recipiente de vidro, plástico ou louça, cubra com um pano fino (esterilizado e seco) e elástico. Deixe repousar em local seco e escuro por quinze dias. Misture o líquido a cada cinco dias. Após esta quinzena, uma camada esbranquiçada e gelatinosa deve ter se formado na superfície. Parabéns, esta é a sua madre de vinagre! Nesta etapa, comece a realimentar com 50% vinho branco seco e 15% de água filtrada (misture, cubra com o pano e deixe avinagrar por dois meses). Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira.
Ou se preferir aumentar a quantidade de madre, aguarde mais 45 dias, mexendo a cada 5-7 dias (a camada de madre de multiplicará e ficará mais resistente). Realimente com 100% de vinho branco seco e 25% de água filtrada. Cubra e deixe avinagrar por cerca de 2 meses antes de usar. Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira. Para pasteurizar o vinagre, após o envase, aqueça em banho-maria até 76°C por 10 minutos (não deixe ultrapassar muito além desta temperatura). Esfrie em temperatura ambiente, tampe e armazene por cinco meses em local seco e escuro.
"madre" com 15 dias
"madre" com 2 meses
"camadas" de madre após 2 meses
A qualidade do vinagre esta relacionada com a do vinho base. Escolha um vinho que você beberia, mesmo que simples.
Postado por Nina Moori.
Postado por Nina Moori.
Comentários
bjo,
N.
Sou grata,
Patrícia
Está descrito no post: "...Nesta etapa, comece a realimentar com 50% vinho branco seco e 15% de água filtrada (misture, cubra com o pano e deixe avinagrar por dois meses). Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira.
Ou se preferir aumentar a quantidade de madre, aguarde mais 45 dias, mexendo a cada 5-7 dias (a camada de madre de multiplicará e ficará mais resistente). Realimente com 100% de vinho branco seco e 25% de água filtrada. Cubra e deixe avinagrar por cerca de 2 meses antes de usar. Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira. Para pasteurizar o vinagre, após o envase, aqueça em banho-maria até 76°C por 10 minutos (não deixe ultrapassar muito além desta temperatura). Esfrie em temperatura ambiente, tampe e armazene por cinco meses em local seco e escuro."
O vinagre de fruta é produzido de maneira diferente. Precisa usar mangueira para eliminar os gases de fermentação.
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".