Leite de castanhas (sem lactose)

Quem evita lactose ainda tem dificuldade em encontrar leites sem lactose no mercado. A opção mais comum é o leite de soja (considerando preço e quantidade de oferta). Os leites de arroz, amêndoa e aveia são caros e difíceis de encontrar no Brasil.
Resolvi dividir com os leitores do Gourmandise alguns dos testes com leites vegetais.
Não gostei do resultado dois dois "leites vegetais crus" (castanha do Brasil e avelã) que testei em casa. Apesar da cremosidade do produto final, percebi que o tanino ficou muito evidente (algo como noz verde) e senti falta do sabor das oleaginosas. Mas o que mais me incomodou foi a vida de prateleira tão curta.
Resultado: uma lista inteira para testar de leites vegetais crus alterados para cozidos.

Leite de castanha do Brasil:
(para 200ml de leite - 100% = 240g)
10% de castanha do Pará Brasil 
100% de água filtrada à 50°C
Deixe as castanhas de molho em água filtrada por 8-12h (troque a água na metade do tempo). Escorra e processe. Leve ao fogo com a água.  Cozinhe em fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos. Amorne e liquidifique. Coe com chinois ou peneira de trama fina. Não descarte o bagaço (use para fazer um bolo ou biscoito - pode congelar o resíduo). Se usar o leite de castanha para beber, coe novamente com mousseline (tecido para fazer queijo ou coador de café previamente escaldado com água quente). Gele até usar. Validade de três dias. Ao aquecer, cuidado para não ferver (pode talhar).

Leite de avelã:
(para 200ml de leite - 100% = 225g)
12% de avelã sem casca
100% de água filtrada
Toste a avelã à 150°C até dourar. Esfrie e retire a pele, esfregando contra um pano de cozinha ou tamis. Deixe de molho em água filtrada (até cobrir) por 12h (troque a água uma vez). Aqueça a água e una a avelã. Deixe levantar fervura e cozinhe por 5 minutos. Liquidifique. Deixe repousar por meia hora e coe com chinois. Reserve o resíduo para fazer um bolo ou biscoito. Validade de três dias em geladeira.

Uses os leites de castanha do Brasil e de avelã como bebida (adoçados com maple, mel, rapadura ou açúcar) ou use em receitas no lugar do leite de vaca.
Se preferir um leite vegetal mais rápido (e barato) tente o "leite de arroz" caseiro.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas