Gâteau de Crêpes
Apesar de popularizado pelos franceses como Gâteau de Crepes (ou Mille Crêpe - recheado com crème pâtissière), o húngaro Rakott Palacsinta é uma das versões originais deste bolo na Europa Oriental. As finas camadas de massa, alternadas com nozes e geleia (existem versões com queijo cremoso e até salgadas), foram aqui substituídas por um creme de baunilha e matcha.
Bolo de Crepes:
(para um bolo de 16cm com 20 camadas considere 100% = 320g)
Crepes:
44% de ovos
20% de farinha de trigo
12% de açúcar refinado
0,3% de sal marinho
2,5% de cacau em pó (100% cacau)
100% de leite morno
10% de beurre noisette
Misture tudo e gele por 8h. Aqueça uma frigideira antiaderente de 16cm de diâmetro, unte com óleo e grelhe pelo menos 20 crepes (rendeu 22 unidades).
Creme de matcha:
13% de gema
21% de açúcar refinado
4% de amido de milho
4% de farinha de trigo
75% de leite integral
7% de manteiga sem sal
1% de fava de baunilha em pó
1,2% de matcha
70% de creme de leite fresco
Misture gema com açúcar e amido enquanto aquece leite com manteiga e fava moída. Verta parte do líquido quente sobre a gemada, misturando com fouet. Volte tudo ao fogo, mexendo até cozinhar. Incorpore o matcha e gele por 6 horas. Monte o creme fresco até picos médios e incorpore ao creme de matcha.
Montagem: intercale camadas de crepe e creme, cubra e gele para firmar. Polvilhe cacau em pó (100% cacau) antes de servir.
Se preferir, polvilhe um pouco de flor de sal aromatizada com matcha antes de servir.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".