Torta de avelã, espelta e mirtilo
Uma caixinha de mirtilos frescos, um punhado de avelã e um pouco de farinha de espelta para compor a sobremesa da semana. O mirtilo foi cozido com mel e Amontillado e foi parar no recheio. Já a massa foi preparada no processador com avelã e farinha de espelta.
Torta de avelã, espelta e mirtilo:
(para uma torta de 18cm - 100% = 100g)
Redução de mirtilo e Amontillado:
Redução de mirtilo e Amontillado:
100% de mirtilo fresco (uma caixinha) ou congelado
30% de açúcar cristal 1
30% de mel de laranjeira
15% de água filtrada
20% de Jerez Amontillado (substitua por um vinho fortificado)
Em uma panela pequena, misture o mirtilo, açúcar 1, mel, água e Amontillado. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Troque de recipiente e gele por 30 minutos.
Em uma panela pequena, misture o mirtilo, açúcar 1, mel, água e Amontillado. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Troque de recipiente e gele por 30 minutos.
Massa:
85% de farinha de trigo
85% de farinha de espelta (usei a integral)
70% de açúcar cristal 2
40% de avelã (doure no forno para liberar mais aroma)
74% de manteiga sem sal em cubos gelada
35% de ovo orgânico (reserve o restante do ovo para pincelar)
No processador, moa a avelã até ficar bem fina. Acrescente as farinhas e o açúcar 2 e bata rapidamente. Adicione a manteiga e use o pulsar até incorporar tudo. Agregue o ovo e bata até obter uma massa. Boleie, embrulhe em filma plástico e gele por 30 minutos. Abra 3/4 da massa e forre fundo e lateral de forma canelada para torta de fundo falso. Espalhe a redução de mirtilo. Forme cordões com o restante da massa sobre o mirtilo. Pincele o ovo. Asse à 180ºC por 40 minutos.
Postado por Nina Moori.
Comentários
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".