Pão de tomate - fermentação natural
Acalmem-se! O post anterior sobre o fim do Gourmandise foi apenas uma inocente brincadeira de "primeiro de abril". Não fiquem bravos....
O pão desta semana ficou colorido e perfumado com um pouco de tomate em pasta.
Pão de tomate (fermentação natural):
(um pão de 470g - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
100% de farinha de trigo
25% de farinha de trigo integral
2,5% de açúcar
20% de pasta de tomate (bem concentrado como este)
70% de água gelada
22,5% de fermento natural maduro (usei o Romolo - à base de kefir)
2,5% de sal marinho
Misture as farinhas e una o açúcar. Adicione 1/3 da água e incorpore com a ponta dos dedos. Una a pasta de tomate. Acrescente mais 1/3 da água. Incorpore o fermento e trabalhe a massa unindo mais água. Agregue o sal e sove por mais 3-4 minutos.
Boleie, cubra e deixe crescer por 5 horas ou dobrar de volume (dependendo da temperatura este tempo pode duplicar ou diminuir). Modele. Deixe crescer por 30 minutos.
Asse à 190ºC. Desenforme e esfrie sobre grade.
As fatias mornas do pão de tomate foram servidas com cream cheese caseiro.
Saiba como transformar gramas em xícaras medidoras.
Postado por Nina Moori.
Comentários
É possível utilizar outro tipo de fermento natural para esta receita? O french levain, por exemplo. Posso alterar a proporçao de farinha integral/comum? Obrigado desde já!
Victor
Se substituir a integral por centeio ou aveia mantenha a mesma fórmula em relação ao fermento. Caso aumente consideravelmente a integral reconsidere a proporção de fermento (tbm aumente).
Não há uma fórmula exata para pães de fermentação natural, tudo depende do resultado que busca, do tempo disponível, da temperatura/umidade, do tipo de farinha....
Teste e divirta-se...
Bons pães!
N.
Uma dúvida: se desejar enriquecer o pão com alguma fruta seca ou noz, como devo proceder? Acrescenta-se o ingrediente na modelagem?
Estou realmente animado, espero que dê certo!
Obrigado novamente,
Victor.
Quanto às frutas secas e/ou cristalizadas, prefiro também agregar na hora de modelar porque o açúcar desses produtos pode transferir para a massa e atrapalhar a fermentação inicial.
N.
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".