Pão de leite com canela
Recordo do cheiro do pão de canela que minha avó preparava. Ainda no forno, aqueles pães perfumavam a casa, anunciando a hora do lanche da tarde. Pena que a receita perdeu-se com os anos.
Adaptei uma receita de pão de leite, adicionando canela em pó, modelando em pequenas porções e cobrindo com um pouco de glacê.
(pequenos) Pães de leite com canela:
(para 20 unidades considere 100% = 200g)
esponja:
15% de leite integral temp. amb.
13% de farinha de trigo
1,8% de fermento biológico seco
1,5% de açúcar orgânico claro
massa:
100% de farinha de trigo
13% de açúcar orgânico
0,8% de canela em pó
42% de leite integral gelado
0,8% de sal marinho
8% de manteiga sem sal temp. amb.
Misture os ingredientes da esponja, cubra e deixe crescer por 20 minutos.
Peneire a farinha de trigo com a canela. Una o açúcar. Faça uma cova e adicione 1/3 do leite. Incorpore com a ponta dos dedos. Acrescente o restante do leite, aos poucos. Una o sal e trabalhe a massa por 5 minutos. Agregue a manteiga. Boleie, cubra e deixe crescer por 1h30 ou dobrar de volume.
Divida a massa em três partes e modele em cordão. Corte cada cordão em vinte pedaços e boleie. Coloque três bolinhas por forminha (20 unidades pequenas, untadas e polvilhadas). Cubra e deixe crescer até atingir a borda.
Asse à 180ºC por 15-20 minutos. Desenforme e esfrie sobre grade.
Para o glacê (opcional), misture 1tsp de Rum (Cognac, Whisky, suco de laranja ou limão - pode ser água) com 2 1/2 tbsp de açúcar de confeiteiro e decore os pãezinhos de canela.
O chá das cinco daquela tarde foi acompanhado pelos pãezinhos macios de canela.
Não usa balança para pesar os ingredientes? Então verifique as equivalências.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".