Pão de raiz forte e nori - fermento natural
Um pão de algas que experimentei no restaurante Aponiente, na Espanha, me surpreendeu com a instigante concentração de umami e vislumbrou uma possível reprodução em casa.
Pensei em usar wakame (hidratado e cozido) na massa do pão, mas descobri que havia acabado o estoque de casa. Adiei a ideia e usei apenas uma camada de nori no centro do pão e acrescentei raiz forte na massa.
Pão de wasabi e nori (fermentação natural):
(um pão pequeno - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
25% de gérmen de trigo
3% de raiz forte em pó
8% de açúcar orgânico claro
12% de ovo batido
75% de água filtrada gelada
25% de fermento natural maduro (usei o Romolo)
2% de sal marinho
4% de folha de nori
Peneire a farinha de trigo, una o gérmen, a raiz forte e o açúcar. Faça uma cova central e adicione um pouco da água. Incorpore com a ponta dos dedos. Acrescente o ovo. Una o restante da água aos poucos, trabalhando a massa para absorver. Acrescente o fermento natural. Agregue o sal e sove a massa por 4 minutos. Boleie e cubra.
Deixe crescer por 2-3 horas ou dobrar de volume.
Abra a massa em formato retângulo, disponha a folha de nori e enrole como um rocambole. Coloque em forma de pão untada e polvilhada com fubá. Cubra e deixe crescer até chegar na borda da forma.
Asse à 190ºC por 30 minutos.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade.
Se preferir, acrescente 25-30g de gergelim preto nos ingredientes secos, antes de agregar a água, para deixar seu pão com pontinhos pretos.
Alguma dúvida no peso dos ingredientes? Observe aqui as transformações para xícaras e colheres medidoras.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Bjos
bjo,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".