Coco tostado e manga verde em pó no pão (au levain - fermento natural)
Dia de fazer o pão da semana.
Abri os armários, espiei dentro da geladeira e separei alguns ingredientes: farinha de trigo (que óbvio), coco seco, amchur (manga verde desidratada e pulverizada), iogurte e ghee (manteiga indiana).
Pão com coco tostado e Amchur (au levain):
(um pão de meio quilo - 100% = 260g)
100% de farinha de trigo
14% de coco seco tostado (toste em fogo baixo em frigideira)
2% de leite em pó
6% de açúcar orgânico claro
40% de água filtrada gelada
27% de iogurte natural gelado
1,5% de sal marinho
7% de ghee
Peneire juntos, a farinha, amchur e leite. Una o coco e o açúcar. Acrescente o iogurte e a água, em três etapas, incorporando com a ponta dos dedos. Adicione o levain (fermento natural) e trabalhe para incorporar à massa. Acrescente o sal e sove por 8-10 minutos. Boleie e cubra. Após 30 minutos, incorpore a ghee. Boleie novamente e disponha em bowl coberto com filme plástico. Deixe crescer por cerca de 4h.
Forme um rolo com a massa e divida em três pedaços. Boleie cada porção e disponha em forma para pão untada e polvilhada. Cubra e deixe crescer até alcançar a borda da forma.
Asse à 180ºC por 25 minutos. Desenforme e esfrie sobre grade.
Durante a fermentação notei que o pão estava repleto de ingredientes tão indianos! E para não perder este ensejo, servi com chutney de manga e raita de pepino.
Postado por Nina Moori.
Comentários
estou fazendo alguns testes como este produto:
http://www.copracoco.com.br/index.php/produto/80
a cor é de coco queimado, nao é adoçado e tem consistência de farinha integral. em cookie cai muito bem. este fds irei fazer uma cheesecake pina colada (cheese com coco e calda de abacaxi, a base é biscoito maria com hortela).
bj
EM, é um tipo de farinha de coco, né? Deve ser interessante em massa de bolo e pão.
bjos,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".