Pão de centeio e kümmel (fermento natural)
Entre os fermentos naturais que desenvolvi em casa, o fermento natural à base de keffir (Romolo) foi o que rendeu melhores pães (aroma, crescimento eficaz, adaptação aos dias quentes e frios e etc).
Ainda confecciono pães com o fermento biológico seco quando tenho pouco tempo, mas definitivamente os pães rústicos, com fermentação natural, são mais saudáveis e saborosos.
O pão desta semana ganhou 50% de farinha de centeio e um pouco de kümmel (também conhecido como alcaravia).
Pão de centeio e kümmel:
(um pão de meio quilo - 100% = 135g)
100% de farinha de trigo
100% de farinha de centeio
8% de kummel
37% de kefir
108% de água filtrada gelada
40% de Romolo (fermento natural à base de keffir)
3,7% de sal marinho
Peneire as duas farinhas e una o kümmel. Faça uma cova central, acrescente o keffir e metade da água e incorpore com a ponta dos dedos. Adicione o Romolo. Trabalhe a massa acrescenta do a água restante. Una o sala e sove para incorporar. Disponha em bowl untado, cubra e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 3 horas).
Abra a massa em formato retangular, dobre em três, vire e dobre novamente. Disponha em placa polvilhada e deixe crescer novamente.
Polvilhe farinha, corte com bisturi para pão e asse por 30-40 minutos.
Esfrie sobre grade.
Se preferir pesar os ingredientes com colheres e xícaras medidoras, clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Agora, infelizmente, só fazem o pão integral. Bom tb, é verdade, mas os de centeio tem um toque a mais.
Bjs!
bj,
N.
muito obrigada,
Malu
2,7g de fermento biológico seco ou 8,1g de fermento biológico fresco.
N.
aqui encontrei as melhores receitas de pão da internet e mais explicada que vários livros. Fiz o fermento natural com iogurte na mesma forma do seu de kefir. Estava meio desconfiada (não os seus fermento ou seus maravihosos pães) com o sucesso da empreitada. Olhava de hora em hora para ver se algo acontecia. Ficou lindo e cheiroso e delicioso. Sou a sua maior fã. Muito obrigada por tudo que escreve aqui.
Leio todo dia depois do trabalho.
beijo,
Marialva.
Desejo que o seu fermento natural renda muitos pães! Com o tempo desenvolverá as suas próprias receitas. Aumento e diminuo o peso do fermento natural de acordo com o tempo que tenho disponível. Quando sei que ficarei muito tempo fora, uso uma quantidade menor, para a fermentação acontecer de forma mais lenta.
bjo,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".