Pão de semente de mostarda (fermentação natural)
Num desses últimos devaneios, resolvi reorganizar armários e verificar as datas de validade.
As sementes de mostarda, com validade limite em agosto, foram as primeiras vítimas da "arrumação" e entraram na receita do pão de fermentação natural da semana.
Pão de forma de mostarda (fermentação natural):
(um pão de quinhentos e cinquenta gramas - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
25% de fibra de trigo
12,5% de semente de mostarda (cerca de 2tbsp)
8% de açúcar orgânico claro
45% de Romolo (fermento natural de keffir)
25% de keffir
75% de água filtrada gelada
2% de sal marinho
Doure as sementes de mostarda em uma pequena frigideira ou panela no fogo baixo. Esfrie e misture com as farinhas de trigo e açúcar. Una o keffir e metade da água. Bata com gancho em velocidade média. Una o Romolo (fermento natural de keffir). Acrescente a outra metade da água, aos poucos, batendo para incorporar. Adicione o sal. Aumente a velocidade e bata por 6 minutos ou a massa ficar elástica e brilhante.
Transfira para um bowl levemente untado com óleo, cubra e deixe crescer por 4h (o tempo depende do clima) ou dobrar de volume.
Divida a massa ao meio, abra cada pedaço em retângulo (use as mãos levemente untadas com óleo) e modele como um rocambole. Disponha em duas formas para pão pequenas (previamente untadas e polvilhadas com fubá). Cubra e deixe crescer até atingir a borda da forma. Peneire um pouco de farinha de trigo. Dê um corte com bisturi para pão e asse à 180ºC por 25 minutos.
O pão ficou muito bom com fatias de rosbife caseiro, queijo emmental e picles.
Usa colheres e xícaras medidoras para cozinhar? Clique aqui e confira as transformações.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".