Cuitlacoche
Existe outra forma mais agradável de conhecer uma cultura que compreendendo os seus hábitos alimentares? A enogastronomia é uma das principais razões para querer conhecer um país, cidade ou região.
Poderia escrever um post imenso listando todos os lugares interessantes para onde gostaria de viajar. Mas isso só aumentaria a certeza de que a vida deveria ser composta por mais férias que dias de trabalho.
Enquanto não conheço o México (em especial, Oaxaca), me contento com uma lata de cuitlacoche (ou huitlacoche).
Já que não tinha tortillas e nem frijoles em casa, testei o cuitlacoche em 3 receitas.
Sopa de cuitlacoche: Refogue setenta e cinco gramas de cebola brunoise e duas raízes de coentro em óleo de girassol. Una alho dois gramas de alho brunoise.
Acrescente cento e setenta e cinco gramas de batata sem casca em cubos e cento e quinze gramas de milho verde debulhado. Abaixe o fogo, adicione seiscentos mililitros de fundo de legumes caseiro quente e um pouco de sal marinho. Tampe e cozinhe por vinte e cinco minutos ou ficar tenro.
No meio da cocção, inclua cento e quarenta gramas do cuitlacoche. Verifique o sal.
Liquidifique e sirva quente com um fio de azeite, flor de sal e coentro fresco picado.
Arroz de cuitlacoche: Doure doze gramas de bacon em cubos. Acrescente dez mililitros de óleo de girassol e setenta gramas de cebola brunoise. Una dois gramas de alho em pasta.
Una cem gramas de arroz agulhinha e refogue até ficar transparente. Adicione vinte e cinco mililitros de vinho branco seco.
Acrescente trezentos mililitros de fundo de legumes quente e um pouco de sal. Tampe deixando semi aberta.
No fim da cocção, adicione noventa gramas do cuitlacoche e verifique o sal.
Desligue o fogo e acrescente coentro fresco picado e pimenta do reino moída na hora.
Sirva regando com um pouco de azeite e polvilhando com flor de sal.
Pasta com cuitlacoche: Doure trinta gramas de bacon brunoise em dez mililitros de óleo de girassol. Una uma cebola roxa julienne, dois dentes de alho laminados e refogue até murchar.
Adicione cinquenta gramas do cuitlacoche, abaixe o fogo e cozinhe por alguns minutos.
Acrescente cento e vinte e cinco gramas de massa longa cozida al dente. Regue com azeite e polvilhe flor de sal.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Aos interessados: http://www.lamexicana.com.br/
Nina
A sopa você só misturou os ingredientes na panela, ou tem algum refogado antes dos outros? E alguma ideia de tempo no fogo?
Obrigado!
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".