Boston Brown Bread
Já contei para vocês que gosto muito mais de pão que chocolate?
Posso ficar meses sem sentir vontade de comer sequer um tablete de chocolate. A maioria das receitas à base de chocolate que produzo são testes para aulas. Em compensação, só de imaginar o aroma do pão quentinho, recém saído do forno, minhas papilas gustativas entram em ação.
Tenho uma lista imensa de pães que gostaria de confeccionar e o Boston Brown Bread faz parte dela. Na verdade, este pão tem a textura de um bolo e não apresenta fermento natural ou biológico na sua composição. O pão Boston Brown Bread é assado dentro de uma lata em banho-maria. É lógico que poderia ser confeccionado em uma forma de bolo redonda, mas perderia parte do charme da receita (e da dificuldade - por que facilitar, se podemos complicar?).
Em casa, consumimos poucos alimentos que são acondicionados em latas. Confesso que comprei uma lata de tomate pelatti pensando mais no invólucro (para assar o bolo) que no conteúdo.
Boston Brown Bread:
(uma lata de 430ml - 100% = 120g)
25% de farinha de trigo integral
25% de farinha de centeio
25% de farinha de milho (processada, pilada ou liquidificada até ficar fina)
0,8% de sal marinho
3,75% de bicarbonato de sódio
0,8% de canela, cravo e noz moscada
0,8% de zeste de limão ou laranja
8,3% de essência de baunilha caseira
41,6% de melado de cana
100% de keffir temp. amb. (o tradicional é o buttermilk)
20,8% de cranberries secas (pode substituir as frutas secas por tâmaras, figos, damasco ou passas escuras)
20,8% de passas brancas
manteiga derretida para untar
Unte uma lata (com capacidade para 430ml) com manteiga e reserve.
Misture as farinhas, sal, zeste e bicarbonato. Una o melado, a essência e o keffir. Adicione as frutas secas.
Disponha na lata (1/3 da altura), cubra com folha de alumínio e amarre com barbante molhado (evita que queime). Coloque em refratário ou assadeira funda. Adicione água quente até metade da altura da lata e asse no banho-maria por 1h50-2h à 160ºC. Fique atento ao nível da água durante a cocção.
Retire do banho-maria, descubra e deixe esfriar por 45 minutos antes de desenformar.
Esfrie completamente e corte em rodelas.
Servi com manteiga salgada e geleia caseira.
Postado por Nina Moori.
Comentários
bjs
bjo,
Ká.
E o pão, ficou como esperava?
Ká, muito bacana a história da sua avó. Com certeza ao assar pães e bolos, aproveitavam para assar outros alimentos ao mesmo tempo e economizar gás.
Luciana, anos atrás fiz pão em vasinho de cerâmica, com semente de girassol. Incrível como absorveu o aroma da cerâmica.
Silvia, em mercados, padarias e supermercados em São Paulo é comum encontrar a manteiga sem sal. Talvez em regiões quentes a venda da manteiga com sal seja adotada porque a durabilidade é um pouco maior. Prefiro cozinhar com a manteiga sem sal, mesmo quando a rceita leva sal. Em pães faz toda a diferença (gluten) e em bolos pode ficar salgada demais. Adorei o pão!
Cronicas, a folha de alumínio é flexível e não lacrei com com tanta força. Não sei como ficaria em um recipiente mais largo. Teste e me avise do resultado.
bjos,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".