Melon Pan (Meronpan)
Folhear antigos livros e revistas é um dos meus passatempos preferidos. Observando uma revista japonesa dos anos noventa, me deparei com o Melon Pan, um pão doce aromatizado com essência de melão e coberto por uma camada crocante e açucarada.
Pesquisei sobre a essência de melão no Brasil e só encontrei um produtor que comercializava em quantidade industrial e outro para uso não alimentício (velas perfumadas). Lembro de desabafar no twitter sobre a minha desventura com a tal essência.
Um dia chego em casa e encontro um sedex enviado pela Marisa Ono (a mesma do alho negro). Ao abrir a caixa: um vidrinho de essência de melão japonesa. Iupi!
Meronpan (Melon pan):
(para 9 pãezinhos - 100% = 200g)
100% de farinha de trigo
7,5% de leite em pó
18% de açúcar orgânico claro
2% de fermento biológico seco
12,5% de ovo orgânico
1% de sal marinho
10% de manteiga sem sal temp. amb.
1% de essência de melão
(cobertura)
20% de manteiga sem sal temp. amb.
25% de açúcar orgânico claro
12,5% de ovo orgânico
60% de farinha de trigo
1% de fermento químico
2,5% de essência de melão
Pão: Misture a farinha de trigo, leite em pó, açúcar e fermento. Una o ovo ligeiramente batido. Agregue a manteiga. Trabalhe a massa e adicione o sal e a essência de melão. A massa ficará lisa e elástica. Cubra e deixe crescer por 40-50 minutos.
Faça um rolo com a massa, divida em 9-10 unidades e boleie. Cubra e deixe repousar por 15 minutos.
Cobertura crocante: Bata a manteiga com açúcar. Una o ovo, a essência de melão e misture para incorporar. Adicione a farinha e o fermento. Faça um rolo com a massa e divida em 9-10 partes. Boleie, cubra e gele por 20 minutos.
Abra em discos de 10cm de diâmetro e cubra aos pães (deixe o fundo descoberto para o pão poder crescer). Passe a parte com a cobertura no açúcar orgânico claro ou cristal.
Disponha em placa com silpat ou papel manteiga. Corte com bisturi para pão.
Cubra e deixe crescer por 30 minutos.
Asse à 180ºC por 25 minutos. Esfrie sobre grade.
Estava tão ansiosa com o resultado que experimentei o Melon Pan ainda quente. A cobertura crocante ficou menos doce que imaginava.
Postado por Nina Moori.