Como fazer fermento natural de keffir
O John e o Pierre estão muito bem. Sobreviveram perfeitamente à desidratação e ao último verão. Já o Severino foi "assassinado" pela pessoa responsável por realimentá-lo durante as minhas férias - aprendi da forma mais cruel que não devo deixar as minhas "crias" por aí.
Os pães rústicos (fermentação natural) foram produzidos em menor escala em casa no verão. O calor no último trimestre fazia os fermentos crescerem mais rápido que o normal e consequentemente os pães cresciam com maior velocidade e desenvolviam menos aromas característicos.
Estes últimos dias amanheceram nublados e acho que a garoa ajudará a diminuir ainda mais a temperatura. Clima perfeito para começar um novo fermento natural.
O ingrediente da vez é o keffir. Comecei ontem misturando dez gramas de farinha de trigo integral, quarenta gramas de farinha de glúten,vinte e cinco mililitros de keffir e vinte e cinco mililitros de água filtrada. Polvilhei com um pouco de farinha de trigo, cobri com filme plástico, fiz alguns furinhos e deixei repousar. Depois de 4-5 dias realimentarei com farinha de trigo e água filtrada.
foto do fermento natural de keffir - dia 2
Este fermento natural ainda não tem nome. Sugere algum?
Postado por Nina Moori.
Comentários
bjo,
N.
Abrço
Sabor em Si
Eu poderia trocar a farinha de glutem por farinha branca?
E pq usar farinha de glutem em vez de farinha branca ou integral?
Recomendo substituir a farinha de glúten pela farinha de trigo branca 00 ou similar. Use uma farinha com maior teor de glúten ou menos cinzas para obter um fermento mais forte.
O uso da farinha de trigo branco ou de trigo não é proibido para preparar o fermento, contato que estas farinhas tenham maior grau de pureza e qualidade (como as italianas).
Você pode encontrar vários textos explicativos sobre a vantagem das farinhas de trigo mais ricas em proteína, glúten ou com menos cinzas na internet.
att
Olá, se usar uma pouco de farinha de gluten junto com a farinha branca, o fermento fica mais forte. Fiz o fermento, mas o depois de todo o processo e fazer o pao esperando 12 horas para crescer o pao nao cresceu. Para nao perder os ingredientes tive que dissolver 10 g de fermento seco em agua morna e colocar na massa, sovar bem, espera 2 horas e assar. Depois alimentei o fermento na proporção que tirei,guardei na geladeira depois de começar a fermentar. No outro dia tentei a receita abaixo (video) e meu pao depois de 12 horas nao cresceu nem a metade do crescimento que esta no video. Penso que ele esteja fraco, como deixa-lo forte?
com farinha de gluten?
com kefir?
acucar?
Ou jogar fora e recomeçar outro?
Receita que fiz com fermento natural, pesei tudo, segui certinho;
https://www.youtube.com/watch?v=Hc-BSDmgZwE
Espero que resolva.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".