Pão (para sanduíche) com sarraceno
O intuito era confeccionar um pão para sanduíches.
Fui conferir no pote de farinhas o que havia de interessante e encontrei um pouco de farinha sarracena (usada nas Blinis e nos Financiers).
Acrescentei um pouco de cacau à massa do pão para dar uma leve coloração. O sabor do cacau é praticamente imperceptível.
Pão (para sanduíche) com sarraceno:
(um pão de forma de 20 X 9 cm - 100% = 100g)
esponja:
25% de água
20% de farinha de trigo
2% de fermento biológico seco
Misture tudo, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
massa:
150% de farinha de trigo
55% de farinha sarracena
5% de cacau em pó
8% de açúcar orgânico
25% de ovo orgânico*
100% de leitelho (buttermilk)
3% de sal marinho
10% de azeite
Peneire a farinha de trigo com a sarracena e o cacau. Una a esponja. Acrescente o ovo. Incorpore o leitelho aos poucos, trabalhando a massa para absorver o líquido. Salgue. Una o azeite. Boleie e deixe crescer em tigela limpa e coberta com filme plástico.
Quando dobrar de volume (o tempo varia de acordo com o clima), abaixe o volume com o punho fechado, boleie novamente, cubra e deixe crescer.
Abra a massa em formato retangular em bancada. Enrole como um rocambole e disponha em forma pequena para pão de 20X9cm (ou bolo inglês) untada e enfarinhada. Deixe crescer até a borda da forma.
Pincele um pouco de ovo batido diluído com água e asse à 180ºC por vinte minutos.
Desenforme e esfrie sobre grade.
*Se um ovo pesa em média 50 gramas, para obter 25 gramas de ovo: quebre um ovo em uma tigela, bata levemente com um garfo ou fouet pequeno para misturar a gema e a clara e pese. Assim obterá a quantidade certa de gema e clara na sua receita.
Esclareça as suas dúvidas sobre os pesos e medidas dos ingredientes aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
tenho super dificuldade em modelar o pão. Fica torto ou não crescer por igual. Poderia colocar fotos sobre o tema um dia?
obrigada e um beijo
Milena
bjo,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".