El Baqueano - Buenos Aires
Havíamos reservado o jantar em um outro restaurante, mas quando comentamos via twitter com @bronza e @danirosan, eles nos disseram que gostaram muito mais do restaurante El Baqueano que visitaram na companhia do @Luiz_Horta (que aliás, escreveu uma ótima reportagem sobre esta casa no Paladar da semana passada).
Imediatamente alteramos as reservas.
A sommelière Gabriela Lafuente nos recebeu e explicou como funcionava o menu degustação da casa. Escolhemos o curso mais longo, de 7 passos.
Começamos com um tipo de entrada à base de Arveja (ervilhas em quatro texturas) - espuma, creme, crocante e sautées
Carpaccio de llama, brotes de rucula, espuma de queso y gelificado de alcaparras - ao contrário do que imaginávamos, esta carne tem sabor delicado
Collita de yacaré, risotto de calabaza, crocante de queso y espuma de maíz - um prato de sabores delicados
Vizcacha tíbia escabechada y mix de champignones - (um tipo de coelho) carne rosada, tenra e cogumelos com sabor tostado
Langostino de Pto Madryn grillado con pan crujiente de langostino - muito fresco, saboroso (sem desperdiçar o sabor intenso que se concentra dentro da cabeça deste crustáceo) e escoltado por uma espuma do mar que realmente trazia a lembrança da maresia
Guisado de ñandú en sus jugos y graten de papa - o guisado de ema estava delicado e macio
um sorbet de naranja para limpar o paladar
Mini degustatión de quesos con contrastes - além de ótimos queijos, o mais interessante foi o conhecimento sobre sabor e textura dos mesmos ao montar o contraste com os variados doces. Um dos doces, em especial, nos instigou: yaracatia (não temos certeza quanto à grafia), feito da casca de uma árvore de mesmo nome, típico da província de Misiones, tinha uma textura de diferente e sabor de cedro baunilhado (foi contrastado com um queso Parmesano)
Pastel de ricota, espuma de crema inglesa y helado de romero - o recheio quente e cremoso em contraste com o ótimo sorvete de alecrim
O chef Fernando Rivarola elabora uma cozinha com carnes autóctones e precisão técnica (conciliando as técnicas da gastronomia clássica com as contemporâneas). Ingredientes normalmente associados à pratos argentinos rústicos são apresentados de forma leve e delicada com conceito e sabores bastante autênticos.
O jantar foi acompanhado por uma garrafa de 25/5 Cabernet Franc da bodega Del Desierto 2005. Esta vinícola é localizada em La Pampa, ao norte de Néuquen, uma região mais fria e úmida que Mendoza. Vinho potente, mas sem a extrema concentração de alguns Malbecs de Mendoza ou Salta. Um pouco atípico, mas acompanhou bem a noite.
Serviço de salão atencioso.
Faixa de preço: $$$$ (por pessoa)
Um dia realmente feliz (e ligeiramente calórico) em Buenos Aires.
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.
Comentários
Afinal, além do lagostino, agora fiquei com desejo do guisado de ñandú e do pastel de ricota.
Abraços,
Bronza
P.S.: estranhei vocês não terem pedido o ótimo Malbec orgânico da Familia Cecchin.
bjo,
N.
Bjs
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".