Sopa creme de batata e aipo
Alguns leitores do Gourmandise enviam e-mails nos pedindo receitas, dicas de restaurantes e sugestões de livros e revistas.
A leitora P. escreveu que gostaria de ler mais receitas de sopas para o inverno que fossem fáceis de preparar e fugissem dos sabores tradicionais.
Algumas batatas tipo asterix na cesta de legumes e um pouco de aipo na geladeira me deram a ideia de fazer uma versão quente (e com aipo no lugar do alho poró) da Vichyssoise.
Sopa creme de batata e aipo:
100% de batata sem casca em cubos
25% de aipo (salsão) em cubinhos
fundo (caldo) de legumes caseiro quente (na falta, não substitua por caldos em cubo, em pó ou em potinho, use a honesta água quente)
manteiga sem sal
óleo de girassol
sal marinho
pimenta do reino branca
creme de leite fresco
Refogue o aipo na manteiga e óleo. Una as batatas. Acrescente o fundo de legumes quente (suficiente para cobrir dois dedos acima dos legumes). Cozinhe em fogo baixo com tampa (semi aberta). Caso neccessário, acrescente mais líquido quente durante a cocção.
Tempere com sal e pimenta. Use o mixer ou liquidifique até obter um creme. Volte à panela e aqueça. Finalize com um pouco de creme de leite fresco aquecido.
Servi a sopa creme de batata e aipo bem quente (a versão fria prefiro deixar para o verão) com um pouco de castanha do Brasil ralada por cima (fica bem interessante no lugar do queijo ralado) e um pedaço de Focaccia de alecrim e azeitona preta (feita com fermentação natural).
Focaccia de alecrim e azeitona preta (fermentação natural):
(uma focaccia média - 100% = 100g)
35% do Severino (o meu fermento natural à base de cacau que ganhei do seu Z.)
35% de água mineral
35% de farinha de trigo orgânica
Misture tudo, cubra com filme e deixe dobrar de volume.
150% de farinha de trigo orgânica
120% de água mineral
Una à esponja, cubra e deixe dobrar de volume.
100% de farinha de trigo orgânica
50% de farinha sarracena
10% de farinha de gluten
8% de sal marinho
azeite
alecrim fresco
Una as farinhas ao fermento. Acrescente o sal, um pouco de azeite e alecrim. Trabalhe até ficar elástica. Pode-se fazer em batedeira com auxílio de gancho.
Cubra e deixe crescer por 2h ou dobrar de bolume. Modele em superfície untada com azeite e disponha em forma retangular untada e polvilhada com fubá. Marque a superfície com as pontas dos dedos. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
Demarque novamente com os dedos, polvilhe flor de sal, alecrim fresco fresco e regue com azeite.
Asse como a receita de Focaccia com alecrim e linhaça.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Obrigada pela receita. Já tive várias idéias para trocar o aipo por outros ingredientes. Gostei do nome do seu fermento de cacau.
beijo. Paula
um leitor
bjo,
N.
Blog lindo com fotos maravilhosas.
bjo,
Si.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".