Madeleines de nata e papoula
Após o bom resultado do Sequilho de nata, me animei em utilizar a nata em outros produtos. As madeleines foram as primeiras cobaias.
Testei a receita abaixo com um grama de fermento químico, que apesar de ter resultado em madeleines bem aeradas, obtive discreta transferência do molde (a "marquinha" tradicional de concha). Diminuindo o fermento químico pela metade, o resultado será melhor.
Madeleines de nata e papoula:
(uma dúzia - 100% = 50g)
100% de ovo de galinha caipira
80% de açúcar demerara orgânico
2% de sal marinho
90% de nata
90% de farinha de trigo orgânica
16% de semente de papoula (pode substituir por gergelim preto)
1% de fermento químico
Com auxílio de fouet, bata o ovo com açúcar e sal até obter dissolver o açúcar. Una a nata e bata para incorporar. Acrescente a farinha de trigo (previamente peneirada com o fermento) e a papoula. Cubra e gele a massa por 30 minutos.
Distribua a massa, com auxílio de duas colheres de chá) em uma dúzia de forminhas para madeleine untadas com manteiga sem sal (não precisa espalhar a massa, coloque no centro da forminha). Asse à 220ºC por 12-15 minutos. Desenforme e esfrie sobre grelha.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Gostei muito.
bjo,
N.
Parabéns,
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".