Gnocchi de semolina
Chegamos à estação do ano em que os meus preferidos pratos substanciosos são consumidos com menos culpa. Sopas cremes, ensopados de aves e carnes, polentas cremosas, cozidos, muito queijo, gratinados...
O Gnocchi de semolina entra nesta categoria.
Meio pacote de semolina no armário. Leite, manteiga, ovos e queijo na geladeira.
Gnocchi de semolina:
(2 porções - 100% = 500g)
100% de leite integral
75% de fundo de legumes (pode usar de aves)
30% de cebola pequena inteira e descascada
folha de louro
0,4% dente de alho inteiro sem casca
37% de semolina
25% de ovos de galinha caipira
sal marinho
3% de manteiga sem sal derretida
Parmigiano Reggiano ralado suficiente
Leve o leite e fundo de legumes ao fogo baixo com a cebola, louro e alho. Deixe aquecer aos poucos. Quando levantar fervura, descarte a cebola, alho e louro.
Adicione a semolina aos poucos (em chuva) ao líquido fervente, mexendo constantemente com um fouet para não empelotar. Abaixe o fogo e cozinhe por uns cinco-seis minutos, mexendo sempre.
Retire do calor e agregue os ovos, aos poucos, batendo para incorporar. Salgue (pode-se unir um pouco de pimenta do reino). Verta a semolina em uma forma (umedeça para aderir melhor) forrada com filme plástico. Espalhe um pouco de azeite pela superfície e deixe esfriar.
Corte a semolina com um aro de seis centímetros de diâmetro e disponha de maneira harmônica (sobrepondo) em refratário untado.
Espalhe a manteiga derretida e polvilhe o Parmigiano Reggiano. O Marcel queria usar Peccorino, mas não tínhamos em casa.
Leve ao forno à 220ºC por vinte minutos ou aquecer e gratinar o queijo.
Sirva imediatamente.
Tentei fotografar, mas a foto ficou borrada. Será que foi culpa da fome?
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
bjo,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".