World Wine Experience Novo Mundo
Dizem que o mercado do vinho só desperta após o Carnaval. Os eventos de vinho tardam um pouco mais, passam Carnaval, Páscoa, Prowein e Vinitaly, para iniciarem as atividades.
A primeira feira de vinhos brasileira do ano foi a World Wine Experience Novo Mundo, leia-se vinhos da Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Austrália e África do Sul.
Os maiores destaques ficaram entre os vinhos norte americanos e chilenos:
Jordan Chardonnay 05 - ótima acidez, lembrando um Chardonnay de clima frio
Esprit de Beaucastel Rouge 2005 - estilo mais selvagem com aromas de couro e especiarias integrada às notas de frutas frescas.
Paradigm Cabernet Sauvignon 03 - o vinhedo é vizinho ao Opus One. A enóloga foi a responsável por elevar o status do Screaming Eagle. Para justificar o currículo, o vinho era realmente ótimo (taninos aveludados, textura untuosa, acidez correta e boa complexidade aromática) e caro.
Odfjell Carmenère 04 - fruta pura e límpida, sem traço vegetal que costuma caracterizar negativamente a casta. Algumas notas de caramelo e tostado.
Cabo de Hornos 05 - apesar do nariz ainda um pouco fechado, tinha bons taninos com textura aveludada, álcool integrado e aroma compota de rosela.
Clos Ouvert (Franco Chileno 07, Otoño 07, Primavera 07 e Sereña 07) - cada rótulo destes vinhos naturais tinha a sua personalidade bem delineada. Os traços comuns são a ótima acidez e drinkability. Vale lembrar que a parceria entre os sócios desta vinícola foi desfeita e com o terremoto no Chile, a perda do estoque de vinhos ficou em 70% (Maule).
Odfjell Carignan 05 - algo encantador das vinhas velhas de Carignan é que a natural acidez típica da variedade vem acompanhada de ótima concentração de fruta e taninos
A decepção ficou por conta dos argentinos, embora com preços atraentes, apresentaram, de forma geral, potência alcoólica acima do desejado e outros excessos.
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.
Comentários
Boa feira
Abbraccio.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".