Maturando queijos II
No meio do processo de maturação do queijo meia-cura, resolvemos iniciar mais um teste com outro tipo de queijo. O escolhido foi um queijo tipo Caccio Cavalo.
Desta vez, o queijo foi embrulhado em plástico (próprio para alimentos) e conservado na parte menos fria da geladeira (quem sabe no inverno, com o clima menos quente, criemos coragem para maturar fora da geladeira). O processo foi parecido com o anterior (virar todos os dias) e a maturação durou 65 dias.
Ao longo da maturação, os mofos esbranquiçados foram os primeiros a aparecer, seguidos de tons esverdeados. Comparando com o anterior, o resultado foi um queijo um pouco menos mole, com sabor menos adocicado e toques mais leves de amêndoa e nozes.
close do mofo
derretido sobre fatia de pão de fubá caseiro
Aconselhamos descascar esses queijos de maturação caseira antes do consumo (uma vez que a casca resseca muito e o sabor do mofo pode ser intenso em demasia).
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.
Comentários
Prof consigo queijos desse tipo aqui em São Paulo???
Aliais, alho negro? Creio que nunca vi, tem fotos?
bj
Dani
como bons mineiros que somos, temos feito nossa própria maturação em casa com alguma freqüência. Os queijos meia-cura, trazidos da terrinha, é claro, ficam enrolados em papel-toalha que trocamos com regularidade(ou poderia ser em fralda, se tivéssemos disposição para tanto), mas temos deixado sempre fora da geladeira. O resultado varia um pouco com a origem do queijo, mas tem sido sempre muito satisfatório.
Abraços,
Bernardo
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".