Brigadeirão
O nosso amigo D. sempre comentava sobre uma das sobremesas preferidas de sua infância, o Brigadeirão. Ele afirma que o Brigadeirão feito por sua tia era imbatível.
Para o seu aniversário resolvi tentar reproduzir o que seria um Comfort Food de sua infância. Duas questões que precisava resolver: eu nunca havia confeccionado um Brigadeirão e muito menos provado um.
Fui atrás da receita. Alguns alunos me auxiliaram, dando dicas sobre o preparo.
Entrei na cozinha corajosa, afinal, me parecia uma receita simples, com ingredientes liquidificados e assados em banho-maria.
Só depois é que percebi que competiria injustamente com a receita da tia querida de D., covardia. Mas se criasse uma pequena lembrança de um pedaço de sua infância eu já ficaria feliz.
Brigadeirão:
(uma forma média - 100% = 395g)
100% de leite condensado
75% de creme de leite
22,7% de chocolate em pó
37,9% de ovos de galinha caipira
1,2% de extrato de baunilha
3% de manteiga sem sal
Liquidifique todos os ingredientes por três minutos. Verta sobre forma para pudim untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó. Asse no banho-maria por 1h-1h15 à 180ºC. Esfrie e gele por 2h. Desenforme e polvilhe granulado.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
afinal, agradou? =)
beijo!
beijo,
Carina.
Minha irma era fazoca de brigadeirao, toda vez q eu vejo lembro dela! Meu filho tbem adora, mas q crianca nao gosta de pudim de chocolate ne?!!
Ana
bjs
Realmente estava uma delicia, e eu nem gosto muito de doce muito doce! Mas o meu preferido continua sendo o inigualável bolo de Matcha com chocolate branco!
Obrigada Nina e Marcel!
Beijos F e D
Não precisa acrescentar mais açúcar nesta receita, nem para untar a forma. Não creio que altere a textura, mas deixa mais doce.
O microondas em casa está semi-aposentado.
A ideia do jenipapo me deixou curiosa. Aliás, nunca cozinhei com jenipapo.
bjos,
N.
Deixe o achocolatado lá na sua infância. Bem guardado.
att,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".