Pão bicolor de cenoura e alecrim (fermento natural)
Outro dia, um aluno se referiu ao Gourmandise como o Blog dos Pães Caseiros. Bom, para continuar merecendo este título informal, lá vai mais um pão.
Reorganizando o pote de farinhas, encontrei um pouco de farinha de cenoura. A quantidade era tão pequena que só me restavam duas opções: jogar fora ou misturar com outro ingrediente. Nesta casa tudo é reciclado, portanto jogar fora estava fora de cogitação.
Pão bicolor de cenoura e alecrim:
(um pão de forma médio - 100% = 287g)
20,9% de fermento natural (usei o Pierre)
17,4% de água mineral
34,8% de farinha de trigo
Misture tudo num bowl, cubra e deixe crescer até dobrar de volume (pode levar de 2-6h, depende do clima).
100% de farinha de trigo
1,3% de farinha de gluten
2,7% de sal marinho
3,4% de leite em pó
10,4% de açúcar orgânico (use o tipo claro)
17,4% de manteiga sem sal orgânica em temperatura ambiente
24,3% de ovos de galinha caipira
17,4% de água mineral
Peneire os ingredientes secos juntos. Una a massa fermentada, a manteiga e os ovos. Adicione a água, aos poucos, trabalhando a massa (pode ser feita na batedeira com auxílio de gancho).
Divida a massa: retire 1/3 e incorpore 5,2% de farinha de cenoura, acrescente alecrim seco (1%) aos 2/3 restantes da massa. Boleie as massas, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
Abra a massa de alecrim sobre superfície lisa (pode polvilhar farinha ou untar), em formato retangular. Abra a massa de cenoura (cerca de 2cm menor que a de alecrim), disponha sobre a massa de alecrim e enrole como rocambole. Coloque em forma de pão untada e polvilhada (costumo utilizar fubá). Cubra e deixe crescer por cerca de 2h (ou dobrar).
Pincele ovo batido, dê cortes com bisturi para pão e asse à 200ºC (caso o forno seja menos potente, use 220ºC) por 20-25 minutos.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Coleciono as sua receitas de pães. Já fiz vários deles e todos ficaram gostosos. No começo, fiquei um pouco desconfiada se conseguiria fazer o fermento natural em casa. O odor era meio estranho, não parecia que iria fazer crescer um pão. Agora peguei e jeito e toda semana asso um diferente.
beijos, Sabrina.
Cheguei aqui agora e gostei desse blog. A menção aos pães,cujas receitas pretendo pesquisar, posteriormente, é um atrativo extra, em meio a muitos outros!
Beijinhos
A farinha de cenoura é feita com cenoura liofilizada e pulverizada. Costumo comprar no centro de São Paulo (na zona cerealista), mas acredito que venda em outros locais.
bjo,
N.
obrigada.
bjo,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".