Bavaroise de lúcuma
De vez em quando, surgem na nossa vida ingredientes/alimentos que se tornam ideia fixa. Já passei pelo matcha (bolos, sorvete e cremes), cardamomo (aves, peixes, pães, doces e bolos), semente de papoula (pães, bolos e saladas), extrato de violeta (com chocolates e em cremes), meus pães propriamente ditos (esta fase ainda vivo), sorvetes (sorbets e granitas)... Eu poderia fazer um post só enumerando.
O Marcel me presenteou com purê de lúcuma e guardei para uma ocasião especial. Nesta semana é aniversário de I. e achei que seria uma ótima oportunidade para usar o ingrediente. Fiz uma sobremesa bem simples: Bavaroise de lúcuma.
Bavaroise de lúcuma:
(uma bavaroise de 22 cm - 100% = 100g)
Base:
100% de ovos de galinha caipira
60% de farinha de amêndoa
25% de farinha de trigo
80% de açúcar refinado
Espalhe a farinha de amêndoa em uma placa e leve ao forno à 160ºC para secar. Não deixe torrar. Esfrie.
Peneire as duas farinhas juntas.
Bata os ovos com açúcar por 8 minutos ou triplicar de volume. Incorpore a mistura de farinhas. Verta em forma forrada com papel manteiga.
Asse à 190ºC por 15 minutos. Desenforme e esfrie.
Corte um disco de massa de 20-24cm de diâmetro. Disponha no fundo de um aro de mesmo tamanho. Reserve.
Bavaroise:
67% de leite integral
60% de açúcar orgânico
400% de purê de lúcuma
2,5% de gelatina em folha incolor
5% de suco de limão
200% de creme de leite fresco
Hidrate as folhas de gelatina em água com gelo.
Leve o leite com o açúcar ao fogo baixo até dissolver. Troque de recipiente e una as folhas de gelatina (previamente espremidas). Misture bem.
Una o purê de lúcuma com cuidado. Una o suco de limão.
Monte o creme de leite fresco e incorpore no creme de lúcuma/gelatina.
Verta sobre a base e gele por 3h.
Esta sobremesa foi harmonizada com Ortega Beerenauslese 2003 Werner Anselmann, um vinho de sobremesa com nariz floral, mel, maçã, pêssego e toque cítrico, em boca, acidez ok e dulçor médio+. Combinou com esta sobremesa pouco doce com aromas que lembravam os da castanha portuguesa.
Sei que uma bavaroise deve ser confeccionada à base de crème anglaise, mas fiquei em dúvida sobre o "casamento" dos sabores de gemas de ovos e lúcuma. Optei por uma receita com paladar mais sutil.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Quando encontro com preço bom, compro a farinha de amândoas na zona cerealista de São Paulo. Mas dá para fazer em casa:
retire a pele das amêndoas, seque bem, processe no pulsar, em pequenas porções, adicionando pouco açúcar de confeiteiro. Peneiro bem e seco no forno em forno bem baixo, sem dourar.
bjo,
N.
obrigada
abs,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".