O Brigadeiro original
Lembram que aqui eu havia contato sobre a criação do Brigadeiro?
Também havia prometido que publicaria a receita original.
O recheio do Brigadeiro original é um doce à base de gemas de ovos denominado Beija-me depressa ou Kiss me. Um clássico da cidade de Tomar (Portugal).
A receita do recheio, o Kiss me, foi um pouco complicada de conseguir. A pessoa que cedeu a sua receita de família me fez prometer que protegeria a fonte. Disse que eu poderia publicar no Gourmandise, mas sem citar seu nome.
O Kiss me, ou Beija-me depressa, recebeu este nome porque, diz a lenda, algumas freiras saiam à noite do convento para levar os docinhos para os monges no monastério. Os docinhos eram apenas uma desculpa para visitá-los e beijá-los rapidamente.
Por favor, católicos fervorosos, esta história é apenas uma lenda.
Brigadeiro original:
Massa de chocolate (receita da família de P.G.):
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa rasas de chocolate em pó
2 gemas - sim, vai gema na receita original!
Misturar e levar ao fogo brando, mexendo até dar o ponto, e começar a desprender do fundo da panela. Troque de recipiente e deixe esfriar.
Kiss me - recheio (receita cedida por S.):
100g de açúcar refinado
50g de água
120g de gemas de ovos de galinha caipira
10g de farinha de trigo
10g de manteiga sem sal
Leve o açúcar e água ao fogo médio. Faça uma calda até 106ºC. Retire do fogo.
Bata as gemas, previamente peneiradas, com a farinha de trigo. Una três colheres da calda, uma a uma, misturando bem.
Junte a gemada à calda restante e volte ao fogo bem baixo. Mexendo até encorpar (abrir estrada- ponto similar à massa de brigadeiro). Fora do fogo, una a manteiga e misture bem.
Retire da panela e deixe esfriar. Gele até ficar bem firme.
Boleie com as mãos úmidas. Muitas receitas aconselham untar a mão com óleo, manteiga ou margarina, mas estes criam uma casquinha seca após algumas horas. Aconselho apenas umedecer as mãos com água.
Para facilitar, boleie o kiss me e congele por 10 minutos antes de "encapar" com a massa de chocolate.
Envolva o Kiss me com uma porção da massa de chocolate, esticada na palma da mão úmida. Enrolar bem. Passar em chocolate granulado (originalmente da marca Kopenhagen), e colocar em forminhas de papel, forradas com celofane.
Nicolas Appert desenvolveu a técnica de conservação denominada apertização (por volta de 1810). O leite condensado foi patenteado quase 40 anos depois. O doce Kiss me é mais antigo que a apertização e o leite condensado.
Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
O "kiss me" tem um certo "q" de baba de moça (ok, não tem coco e tal). :)
Fiquei tentado, agora. Mas só depois que eu me livrar das claras congeladas, heheheh
Sou apaixonada por docinhos.
Agora vou ter que fazer 'o original';>)
Beijos
E ficou bonitão, hã?
bj
Ulala
Muitos brigadeiros pra ti!!
Valéria
Papos de Anjo
No Kiss me a calda é misturada as gemas a 106º?
Adorei a receita, só queria que vc esclaresse este ponto antes de fazer o teste.
saludos de Barcelona
Nani
A gema, na massa do brigadeiro, concede untuosidade. Como é um espessante, chega-se ao "ponto" de brigadeiro um pouco mais rápido. Poderia dizer que também é um flavorizante, mas comparando com o sabor do leite codnensado e do chocolate em pó, torna-se quase imperceptível.
Após a clada chegar à 106ºC. Retiro do fogo e começo a bater as gemas com a farinha de trigo. Acrescento colheradas da calda misturando bem.
bjos,
N.
Já o recheio, o Beija-me depressa, de Tomar, foi criado muito antes.
A massa de chocolate e leite condensado do Brigadeiro foi criada no Brasil por senhoras da sociedade carioca para a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes.
Publicamos mais sobre a história aqui:
http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/07/brigadeiro-e-amaretto.html
bjo,
N.
Bom saber, eu acredito nessa lenda... todas elas têm algo de verdadeiras e sabemos que as freiras, monges e etc... não são santos he he
Beijão!!!
grata,
N.
beijos e uma agradável semana!!
Fiz a receita de uma moça aqui, ela acrescenta quase uma lata de leite integral à lata de leite moça e me disse uqe renderia mais Experimentei.
O brigadeiro ficou talvez menos doce e demorou muito a dar ponto. Havia acrescentado uma gema e uma colher bem cheia de manteiga para 1 lata de leite moça e pouco chocolate em pó G, 2 colheres de sobremesa rasas. A consistencia não ficou igual a do brigadeiro, lembrou a de doce de leite caseiro e parece que talhou um pouquinho.
Não vi vantagem e gostaria de saber o que fazer para deixá-lo menos doce. Usei noutra vez, cacau em pó mas ficou muto forte o chocolate.
A vovó L. fazia o segundo melhor brigadeiro que já comi, e levava gema.
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/kopenhagen-os-mais-finos-chocolates.html"
Cristina, não sei onde o blog conseguiu as informações, mas recordo das minhas festas de criança quando minha madrinha encomendava o granulado com antecedência para fazer os brigadeiros. Minha infância aconteceu muito antes de 2007. Enviei um e-mail ao sac da Kopenhagen para esclarecer esta dúvida. Espero que respondam.
De qualquer forma, caso tenham dúvidas pesquisem sobre o tema escrito pelo incontestável J. A. Dias Lopes que utilizou a mesma fonte de pesquisa.
att,
N.
Recebi um e-mail do sac da empresa e esta foi a resposta:
"Informamos que, há algum tempo o produto não é mais fabricado e não temos as informações de quando começou ser comercializado."
Parabéns pelo blog.
Francy Rodrigues
Na confeitaria, a gema funciona como espessante, estabilizante de emulsões, emulsificante e até como aromatizante.
No caso do brigadeiro, a função é espessar e aromatizar.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".