Alguns queijos, alguns vinhos
Já que esquecemos de fotografar o prato principal (Polenta di castagne con ragu di funghi), estamos publicando "apenas" os queijos e vinhos do jantar. De vez em quando, essas coisas acontencem. A Nina ficou desapontada ao "baixar" as fotos no dia seguinte e perceber que não havia fotografado esta polenta tão especial.
Estavam presentes no jantar C., A., F., D., Marcel e Nina.
Apreciamos um queijo semi curado de ovelha e vaca (massa mole) e um curado de cabra (semi mole), ambos portugueses com Pão de manjericão e linhaça.
Pão de manjericão e linhaça:
(um pão pequeno - 100% = 167g)
100% do Pierre (levain) em temperatura ambiente por 8h
6% de linhaça
1,7% de sal marinho
4% de manjericão branqueado (coloque em água fervente por 20 segundos, escorra rapidamente, coloque em água com gelo, escorra) picado
20% de farinha de trigo integral
80% farinha de trigo
50% de água
10% de suco de laranja
Misture os ingredientes secos. Faça uma cova e adicione o fermento natural e o suco. Una o manjericão. Acrescente a água, aos poucos, trabalhando a massa.
Deixe crescer em bowl untado e coberto por 2h. Sove e deixe descansar novamente por 2h. Modele e deixe crescer até dobrar de volume.
Asse à 200ºC com vapor. Esfrie em grade.
Vinhos da noite:
Clare Valley Riesling 2004 - Angove's, notas minerais intensas (pedra de isqueiro), zeste de limão e maracujá. A estrutura e untuosidade são bem mais pesadas que os alemães.
Etna Rosso "Guardiola" 2003 - Tenuta delle Terre Nere, um vinho único. A casta Nerello Mascalese propicia um esqueleto muito parecido com a Pinot Noir e o Terroir do vulcão Etna se manifesta de forma nítida.
Barbaresco Riserva 1995 - Marchesi di Barolo, escolhido especialmente para harmonizar com a Polenta di castagne con ragu di funghi. As notas terrosas e a boa acidez do vinho complementaram bem as características do prato.
A Polenta di castagne foi confeccionada com 70% de farina di castagne (farinha de castnha portuguesa) e 30% de polenta bianca, leite integral, sal e manteiga. O Ragu di funghi era composto por cebola, alho, cogumelo Paris fresco, Shiitake fresco, Shimeji fresco, Pleurotus salmão fresco, Funghi secchi, vinho branco e manteiga. Finalizado com Grana Padano e guarnecido por radicchio grelhado em azeite, com redução de balsâmico.
Faixa de preço: $$$$$ (apenas do Barbaresco, já que os outros vinhos da noite não foram adquiridos por nós).
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.
Comentários
Muitos dos ingredientes que utilizamos são presentes de amigos.
abs,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".