Flan de lúcuma
Sabem o que é lúcuma? A primeira vez que ouvi falar neste ingrediente foi conversando com a chef Kiki Felipe. Ela estava descrevendo os raw-chocolates que uns amigos ingleses estavam produzindo. Disse que eles usavam lúcuma para flavorizar os chocolates - fato que me deixou intrigada. A lúcuma é uma fruta andina e eu só soube da sua existência porque dois ingleses resolveram produzir ótimos chocolates. Seria globalização ou uma reafirmação de que os brasileiros só valorizam o que o primeiro mundo (ainda existe este termo?) aprova? Tudo bem, um pouco radical este pensamento.
Nosso amigo W. viajou para o Peru e perguntou se queríamos algo de lá. Amigos, aprendam, nunca perguntem isso para o Marcel e para a Nina se realmente não estiverem dispostos a carregar bagagem mais pesada. Nós sempre queremos algo...
Ele trouxe um Chocolate em barra para fazer chocolate quente, um preparado para Flan de lúcuma, Lúcuma desidratada (sim, agora preciso concentrar o pouco que sei sobre confeitaria para utilizar este ingrediente em algo especial, que mostre o sabor da lúcuma) e um vinho branco peruano (que ficará para outro post).
Postado por Nina Moori.
Comentários
pelamordedeus o que é isso!!
rsss..
abs!
Alexandre
agora uma pergunta: tem gosto de que, jesus?!
=D
Quanto ao seu pouco conhecimento em confeitaria, não se preocupe eu ofereço humildimente o meu vasto conhecimento nesse assunto. Aceita?
Bjos
Ray
Quando testar a lúcuma desidratada acho que conseguirei determinar o sabor real. Sei que a textura é levemente farinácea - tipo jatobá.
Ray, todas a informações são bem-vindas. Ter acesso ao conhecimento e não absorver é atestado de ignorância.
bjos,
N.M.
ainda não encontrei a fruta fresca, congelada ou desidratada à venda no Brasil.
O sabor terroso combina com uma infinidade de sabores.
bjo,
N.
http://www.intihuasi.art.br/index.html
Na nossa próxima viagem ao Rio de Janeiro iremos conferir se é realmente bom.
att,
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".