Brasil a gosto
Este restaurante é especializado em cozinha brasileira. Localizado numa rua tranquila do bairro dos Jardins. Um ambiente confortável como uma sala de estar arborizada.
O Couvert simpático composto por biscoito de polvilho, manteiga com baru (o melhor), creme queijo com molho salsa e manteiga Aviação (ambos comuns) com pães sortidos (abóbora, queijo, leite e broa - bons).
Para beber, uma versão da clássica Caipirinha, com caju ao invés de limão (para um almoço estava adequada - pouca cachaça).
Para a Entrada (sentido horário), canapé de banana da terra, geléia de pimenta, pastel de queijo Palmira, croquete de piraí, tapioca, siri (não lembrava nem de longe) e queijo coalho com melaço de cana.
Pratos principais: PF maranhense (pescada amarela,ovo cozido, pirão, batata e arroz - simples, a quantidade de arroz estava desproporcional ao prato), Paleta de carneiro (com purê de mandioquinha e fava cozida - a carne carecia de sabor de carneiro, a fava combinava com a carne, mas o purê quase salvou o prato), Pescada cambucu (com acarajé e molho vatapá - a crosta do peixe estava salgada, mas o interior estava úmido e saboroso; o vatapá estava talhando, talvez por ficar esperando na estufa e o acarajé estava bom) e Pirarucu (com purê de batata doce e abóbora - o pirarucu estava como a pescada cambucu, crosta demasiadamente salgada e interior saboroso; quanto aos purês, o de batata doce era bom e o de abóbora apenas ok).
Sobremesas: na nossa opinião, é o "forte" da casa. Bananada (suficiente para três comensais, sabor concentrado, sem necessariamente ser muito doce) e Sorvete de café com castanha brasileira caramelizada (excepcional, sorvete saboroso com aroma de café agradável e por baixo, as castanhas caramelizadas).
Acho que estávamos com expectativa muito alta.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Claudia
Quem sabe se fosse uma doceria...
obrigado,
Rodrigo.
Jéssica - Espiã da Gula
Abs,
Daniela.
Se queserão inovar cometerão um erro desnecessário apresentando vulgmente elementos soltos e perdidos em combinações que nem longe lembra a cozinha tão rica,alegre e diversificada que é a cozinha brasileira. Cozinha esta que diz ser a especilidade desta casa.
Confesso que a cozinha brasileira não se faz só de arroz com feijão (mas é o nosso prato mais nacional), e sou totalmente a favor de releituras em seus pratos clássicos mas estas tem que fazer sentido, ter autenticidade, algo que nos lembre nossas raízes e
nossas indentidades culturais.
Esse PF apresentado como maranhense não se pareçe com o que se come no Maranhão qeu eu conheço. Um tradicional Pf maranhense tem como principais elementos, o cuxá, arroz branco, feijão cozido (com gerimum,quiabo e maxixe), peixe frito, que pode ser substituido por torta de camarão ou uma carne de preferência assada ou frita no azeite de coco babaçu e como acompanhamento: pimenta em conserva, farinha de puba( a farinha de puba é como uma religião para o maranhense está presente em todas as refeições não importa a classe social ou a ocasião), e é claro guarana jesus.
O arroz de cuxá que em sua somposição leva camarão pode ser apresentado também como um Pf maranhense só que este é mais consumido na região litoranea.
Bjos
Ray
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".