Groselha baiana
Folheando o livro O sal é um dom (receitas de Dona Canô), vi uma receita de Doce de groselha. Fiquei intrigada. Até então eu achava que groselha era uma fruta típica da Ásia e Europa.
F. encarregou-se de ir atrás da groselha em Salvador. Descobriu que a groselha é comum na região (usada para sucos, geléias e compotas).
Não consegui muita informação sobre esta fruta no Brasil. Resolvi perguntar para a Neide Rigo, que disse que a groselha brasileira não tem nada a ver com a européia (nem com a pitanga, com a qual se parece fisicamente - o pé de groselha baiana não se parece com o de pitanga).
A groselha brasileira/baiana é clarinha (varia entre os tons de branco, verde palha e amarelo claro), possui uma sementinha em formato de estrela (igual à acerola), tem aroma perfumado e boa acidez.
Experimentei a geléia na casa de F. (o sabor é único). Com a cocção e presença de açúcar, torna-se avermelhada.
Ganhei um pacote das frutinhas congeladas que vieram diretamente de Salvador. Tornaram-se uma compota de groselha baiana!
Compota de groselha baiana:
100% de groselha baiana
50% de açúcar orgânico
10% de suco de limão Tahiti
40% de água
Leve tudo ao fogo baixo. Cozinhe por cerca de 2h ou as frutas ficarem tenras. Escume a espuma que se forma.
Coloque em potinhos e deixe esfriar.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Um abraço,
Bergamo
Esta compota ve-se tremenda.
Adorei a receita.
Beijocas
bjos,
N.
Fiz um Bolo de cacau gluten free com esta groselha: http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/01/bolo-de-cacau-e-groselha-gluten-free.html
att,
N.
No terreno que moro já tinha um pé de groselha. Demorei mais de um ano para descobrir o que era. Ainda não estava adulta e dava pouca fruta. Fui para a internet com um galhinho e uma fruta. Depois de muito tempo consegui encontrar. A groselha da bahia é a mesma groselha da india. Tem propriedades terapêuticas e é usada como alimento pelos indianos a mais de 5000 anos. Eles usam mais como picles. É bom para a diabete e etc... Fiquei encantada. Fiz doce e fica simplesmente maravilhoso. Tem um truquezinho que aprendi na própria internet. Dê uma fervida rápida, retire a água e ai sim prepare o doce. Fica o azedinho da fruta, mas sai a acidez. Na verdade a árvore me conquistou pela beleza. Pesquise fotos na internet. Sou a feliz vizinha de uma árvore de Groselha Indiana ou Bahiana.
abraços, sheila
Muito obrigada pelas suas dicas!
abs,
N.
vejam o meu blog
www.andreambiental.blogspot.com
Parabéns pela matéria!
Abraços
Andre Pinto
NM
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".