Risotto de carreteiro

Durante alguns anos, nas minhas férias da faculdade, eu viajava para o Rio Grande do Sul. Ficava hospedada na casa da mãe ou do pai (tio C.) de uma grande amiga. Nos dias de Carnaval, sempre tinha uma canja esperando por nós... às segundas feiras, arroz de carreteiro (já que domingo era dia de churrasco). E negrinho, branquinho ou mumu com nata de sobremesa.
O carreteiro do pai da minha amiga é feito com carnes do churrasco. Não me lembro com perfeição do modo de preparo (mas não tinha medidas exatas).
Domingo foi dia de churrasco aqui e ontem à noite (segunda), o jantar foi um risotto de carreteiro.
Refoguei cebola, cebolinha e pimenta vermelha em óleo e dourei açúcar num cantinho da panela (é assim que o tio C. faz), uno as carnes de churrasco picadas (picanha e linguiça), depois o arroz arbóreo, declaceei com cognac e vinho branco (ele usa cerveja também, mas eu não tinha em casa), depois só uni fundo de legumes caseiro (nada de caldo pronto - repleto de sódio e outras porcarias) fervente, aos poucos, até cozinhar o arroz (mesmo feito com arroz comum, o tio C. usa esta técnica). No fim, acertei o sal, polvilhe queijo (acho que ele usa o mussarela) e salsa. Tampei a panela para derreter o queijo e pronto!
O arroz de carreteiro dele não era seco, era molhadinho (sem ser papa). Colocávamos colheradas no prato, e começávamos pelas beiradas...


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Nina, essa forma de aproveitar carnes de churrasco é uma maravilha! Ainda vou experimentar. No próximo churrasco, talvez... ;)

Beijo *
Mariana
Letrícia disse…
Que jeito incrível de fazer carreteiro, Nina. Maravilha!

Beijos!
Eli disse…
Aí Senhor, agora nada mais vai ter graça, eu queria mesmo era esse risoto! Que delícia!
Anônimo disse…
que chique Nina,este � o famoso carreteiro de churrasco,uma del�cia e bem comum mesmo por estes pagos,mumu com nata a minha filha adora!beijo!
Luciana Macêdo disse…
Adorei a idéia para aproveitar aquela carne que sobrou.
Bjs!
ameixa seca disse…
Nunca ouvi falar, mas com esse queijo por cima fica uma beleza :)
Claudia Lima disse…
Sou gaúcha e adoro um Carreteiro fresquinho, molhadinho. Minha mãe sempre fazia, mas com alcatra. Do de churrasco não somos muito.
Bjs :)
Anônimo disse…
Nina, ler esse post foi relembrar a minha infancia, esse "risoto" de carreteiro sai sempre na minha cozinha! bj
Marizé disse…
Isso é muito interessante...
Ainda para mais nesta altura em que os churrascos preenchem as refeições de fim de semana.

Bj
Filipa disse…
Esta receita é muito interessante e de aspecto muito bonito. Gostei da ideia de usar as sobras da carne de churrasco e hei-de fazer.

beijinhos
Rafaela disse…
Como comedora de negrinhos e branquinhos, eu tinha de deixar um comentário!

Churrasco no domingo faz parte das minhas lembranças da infância. E, claro, fazer um arroz com as carnes que sobraram do churrasco, também.

Esses dias, fizemos um arroz-carreteiro aqui no Rio e fez sucesso entre os cariocas. :)

Beijos.
Rafaela
Isabel (pipoka) disse…
Excelente sugestão para aproveitar as carnes do churrasco.

bjs

Postagens mais visitadas