Hugh Johnson Guia de Vinhos 2008
O britânico Hugh Johnson, OBE é um dos mais importantes críticos de vinho no mundo. É autor do livro que consideramos referência na cultura do vinho: A História do Vinho. Seguindo a escola britânica não pontua vinhos na escala de 0 a 100 pontos, utiliza de 1 a 5 estrelas ou de 0 a 20 pontos. Por ser profundo conhecedor e ponderado, considero as obras de Hugh Johnson, leituras obrigatórias antes de se aventurar pelos mundos de Robert Parker e Wine Spectator.
Fomos contactados para emitir uma opinião sobre o Guia de Vinhos 2008 do Hugh Johnson (edição de bolso).
Como a próprio título do guia diz , o formato é de pocket book, onde não devemos esperar tanta profundidade, mas sim praticidade e funcionalidade. É o livro ideal como ferramenta de compra de vinhos. Traz guia de safras, pequenos artigos e sucintas (porém precisas) informações sobre regiões e o mais importante, os produtores.
Nos artigos destacam-se os que tratam da harmonização comida-vinho e um artigo especial da Itália.
Acho que seria interessante se o livro inteiro fosse organizado da mesma maneira que o capítulo de Bordeaux. Explico: texto da região em ordem alfabética seguido dos textos dos châteaux em ordem alfabética, enquanto nos demais textos, a ordem alfabética traz regiões, produtores, vinhos, uvas e sub-regiões agrupados em um bloco só.
Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.
Comentários
Se o Guia 2088 for pelo mesmo caminho...
bjs
Rogério
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".