Maxixe com carne seca
Lembram da publicação Conversa paralela? Consegui comprar alguns maxixes e fiz com carne seca (um dos pratos citados na conversa dos garçons).
Para quem conhece o sabor do maxixe: lembram pepinos com toque de acidez. Para preparar, lavo um a um na água corrente com auxílio de uma escovinha (de dentes, mas com uso exclusivo para legumes e verduras), retiro as extremidades, corto ao meio e fatio.
Maxixe com carne seca: Refogue alho em óleo, junte carne seca (dessalgada) em fatiada, acrescente água quente (suficiente para cobrir) e cozinhe até amaciar.
Fatie algumas cebolas e leve ao fogo baixo apenas com óleo. Cozinhe mexendo de vez em quando. A cebola perderá líquido e ficará caramelizada (cerca de 20 minutos). Um pouco de sal.
Em outra panela, salteio o maxixe fatiado em óleo, salgo e misturo à carne seca (o líquido já terá evaporado). Sirva com cebolas caramelizadas por cima (salgado da carne seca, acidulado do maxixe e adocicado da cebola).
Postado por Nina Moori.
Comentários
Bjcas.
Adorei a receita e vou fazer com certeza as barrinhas e estou indo pra casa de minha avó lá tem maxixe vou ver se faço essa também.
Beijos e ótimo final de semana!
Nani, o maxixe tem aquelas nervurinhas/espinhos que só com uma escovinha limpa direito...mas esta é usada apenas na cozinha! rs
Eliana, que bom! A época está boa para este legume!
bjos,
N.
bjo,
N.
MAXIXE COM FRANGO
INGREDIENTES (por 1 pessoa; comprei tudo no El
Corte Inglés)
150g maxixe
100g peito de frango
1/2 echalote
1/2 dente de alho
óleo de girassol
1 colher de chá de cebolinho às rodelas
1 colher de chá de coentros picados
1/2 colher de chá de côco desidratado
sal
pimenta
1/4 cubo de caldo de galinha
leite gordo
1. Cortar o frango aos pedaços, pôr numa
tigela e temparar com sal e pimenta
2. Picar a cebola e o alho
3. Cortar as pontas e raspar o exterior do
maxixe.
4. Alourar o frango num tacho com o óleo.
Retirar o frango.
5. Alourar as cebolas e o alho, juntar o maxixe e alourar durante mais 2 minutos. Juntar o frango e o leite oara tapar tudo. Desfazer o cubo de caldo com os dedos e o côco desidratado e juntar. Baixar o lume e deixar fervilhar durante 15-20 minutos.
6. Quando o molho estiver engrossado, desligar o lume e temperar com sal, pimenta branca e os coentros.
Servir de preferência em pratos escuros por causa do contraste, decorar com o cebolinho e noz moscada ralada na altura.
Servir com baguete quente e vinho rosé seco, por exemplo, Vinha da Defesa (Esporão).
Estava eu ontem em AMsterdam com aquela cara de BANZO e uma saudade enorme de casa(mesmo morando a 21 anos na Holanda ainda chamo a casa de mainha na Bahia de minha casa)...A primeira coisa que me deu vontade de comer foi um prato bem grande de maxixe com carne seca..
E pra minha felicidade ao chegar na casa de uma amiga a mesma me surpreendeu com unsa 6 maxixizinhos que tinha achado a preço de ouro numa quitanda TURCA no centro de Amsterdam...Foi o maxixe mais gostoso que comi em ANOS.....
Xêro de Amsterdam da nega
Lilli
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".