Guaraná Jesus
Eu já havia experimentado há alguns anos atrás. Ganhei duas latinhas de uma aluna maranhense e quando mencionei o fato ao Marcel, ele ficou bem curioso.
É um refrigerante de coloração rosa (slogan: "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa.") com sabor que lembra tutti frutti e muitíssimo doce. É comercializado apenas no Maranhão e campeão de vendas na região (dizem que uma grande empresa de refrigerante comprou para liquidar com o guaraná Jesus).
Postado por Nina Moori.
Comentários
Bjs,
Débora
achei interessante a cor do guarana. Minha familia fabrica refrigerantes no Rio grande do Sul e ja fabricamos tuti frutti mas confesso que achava muito doce e um pouco enjoativo. O novo lancamento agora é Tampy Ice, uma mistura de limao e menta. Eu, particularmente amo. Como moro em Londres, importamos os refris mas o Tampy Ice nao esta tendo aqui a aceitacao que tem no Brasil. Muita gente nem sequer experimenta pois pensa que tera somente gosto de menta. a outra curiosidade é que muitos tomam misturam com whisky e diz que fica uma delicia.
como acabei de descobrir o blog de voces vou tomar a liberdade de visitar outros artigos.
abracos
Breve historia: ate hoje no Maranhão, Jesus vende mais que coca-cola! Sim, é o único lugar no mundo onde a multinacional perde para um produto regional.
Durante anos a coca tentou comprar mas sem sucesso.
Uma corrente jura que Jesus foi comprado pela coca entre 1998- 2000(ápice das tubaínas no Brasil). Outra corrente, atesta que a coca-cola só comprou a exclusividade territorial de vendas isto é, Jesus só poderia ser vendido no maranhão!
O divisor de águas é que o guaraná Jesus é ironicamente envasado pela Companhia Maranhense de Refrigerantes, uma franqueada da Coca-Cola. Resumindo, Jesus é fabricado pela Coca e só é vendido no maranhão?!?!?!
Portanto, se você topar com Jesus em qualquer outra região do Brasil, tenha a certeza que é contrabando.
Detalhe final : o guaraná Jesus foi inventado por um ateu. Melhor um ateu comunista. Melhor ainda, o guaraná Jesus é cor de rosa!! Mesmo sendo ateu, comunista e cor de rosa, a igreja NUNCA chiou!! Por que será??
Ela contou que na praia os vendedores gritam: " - Guaraná Jéééééésus!!".
Aí ela ficou curiosa e comprou.
A cor é linda, mas o paladar não me agradou.
Bjs
Beijocas
Nina, com sua liçença, vou dar uma palavrinha para a Marizé, se me permite:
Marizé, só que este não tem nada a ver com o guaraná da marca Antártica ( meu preferido) por exemplo, é totalmente diferente.
E tem o pó do guaraná in natura que é tomado com água ou suco, este sim é estimulante, natural e faz bem para a sáude. Eu tomo quando estou muito cansada!
bjs
Mas vale pela história
Beijos
De qualquer forma, encaixo este produto na cultura maranhense. Vale experimentar, mesmo que seja pela curiosidade.
bjos e abs a todos,
Nina.
Quanto à compra pela Coca-cola, parece que até 1998-2000, a Companhia Maranhense de Refrigerantes (franquia da multinacional) só era responsável por envasar a bebida. A partir daí, a Coca-cola comprou mesmo o produto, já que desde essa época ele tem a inscrição "The Coca-cola Company" nas latinhas.
Bem, agora a campanha é para escolher a nova lata do produto. Eu prefiro a original, mas vocês podem votar no site www.escolhasualata.com.br.
E Dani, sua irmã deu informação errada: na praia em São Luís os vendedores não gritam Jéééééésus!! Todo mundo conhece o produto, nem precisa de propaganda. Eu só vi propaganda uma vez, que o Guaraná era patrocinadora do São João do Maranhão. E segundo, a empresa, foi realmente o único gasto de marketing em quase 100 anos de história (desde 1920).
bjos
A fábrica foi comprada pela Coca-Cola e não pode ser comercializada fora do estado do Maranhão, e é vendido clandestinamente em outros estados.
Agora falta a Coca-Cola trazer a Inca Cola para o Brasil, aí ia quebrar a concorrência.
Abs
depois que a coca-cola comprou é o refrigerante mais caro da região.
é muito bom quem não experimentou jesus não sabe o q ta perdendo!!!
ele é mais vendido no Maranhão, pois foi lá que surgiu por acaso em uma experiencia de um farmaceutico, que se chamava Jesus Norberto Gomes que ironicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa de fabricar um remédio , que devido a um acidente não se chegou ao produto desejado. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular , na cidade de São Luís no estado do Maranhão.
Sou do Maranhão e adoro guaraná Jesus,e não acho enjoativo não. Atualmente moro em Macaé RJ. Aqui é fabricado um refrigerante chamado moranguito,é rosa, um pouco mais escuro que o Jesus e eu também gosto muito.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".