Vertical Caballo Loco
Na última edição da revista Gula (12/2007), saiu a matéria sobre a degustação vertical (mesmo vinho de várias safras diferentes) do vinho Caballo Loco da Valdivieso (Chile). Tive o prazer de participar desta degustação. Este tipo de degustação é muito didático para mostrar o poder de envelhecimento do vinho, a diferença nas condições de safra e estilo dos enólogos.
Uma das curiosidades deste vinho é que não é safrado, cada ano o vinho é produzido com um blend da safra atual com a safra anterior. Por exemplo, o nº6 foi feito com vinhos da safra 2000 e 2001; o nº7 com vinhos da safra 2001 e 2002, e assim por diante...
Outra curiosidade é a evolução “alcoólica” dos rótulos, o nº1 possuía 12,5%; o nº4, 13,5%; o nº8, 14% e o nº9, 14,5% de álcool. Aquecimento global ou o gosto do consumidor...?
O último fato curioso é que nem a vinícola tinha em seus estoques o nº1 e o nº2, tiveram que comprar de um colecionador britânico, pagando valores “de colecionador”.
Meus favoritos foram o nº1, nº4 e nº9. Todos eram muito elegantes, com boa complexidade e tipicidade chilena (eucalipto e frutas muito maduras).
Postado por Marcel Miwa.
Comentários
Foi mesmo de coração.
Um Super 2008, Cheia de Muita Luz e Paz.
abs,
Marcel.
Cláudio
O Marcel recomendou decantar.
Carne vermelha com algum molho encorpado (sabor concentrado), pouco sal (pq o vinho libera álcool). Aguenta algum toque adocicado e pimenta preta no molho.
bjo,
N.
Boa aula, obrigada!
Luciana
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".