cervejas Hoegaarden Witbier-Bière blanche e Kriek Belle-Vue


Na última vez que fui ao Tortula experimentei duas cervejas que ainda não conhecia. acredito que são novas no mercado nacional.

A Hoegaarden Witbier-Bière blanche é belga e produzida a partir de trigo maltado. Entram também na sua composição: sementes de coentro e zeste de laranja. Ela é turva como uma weiss, porém é bem mais pálida (quase branca - daí o nome que recebe). É uma cerveja muito refrescante com corpo bem leve e muito aromática (muitas frutas, principalmente banana e lichia, é quase uma gewürz das cervejas). Acredito que deve harmonizar bem com alguns pratos da culinária asiática, inclusive peixes (por ser muito aromática e não tolerar combinações com bebidas com teor alcoólico um pouco mais alto).


A Kriek Belle-Vue é também de origem belga, porém seu processo de elaboração é 
diferente: produzida a partir de fermentação espontânea, isto é, com leveduras selvagens, a cerveja é envelhecida em barris de carvalho e, nesta etapa, entra em contato com cerejas frescas. O resultado final é uma cerveja com maior acidez, sabor acentuado da cereja e gaseificação mais sutil (comparada às outras cervejas). É muito intensa para degustar pura, aconselho acompanhar com uma ratatouille ou um torta de maçã. Prefiro esta cerveja (que também é vedada com rolha) a muitos espumantes rosés, uma vez que não apresenta tanta doçura quanto alguns exemplares destes vinhos.


Postado por Marcel Miwa.

Postagens mais visitadas