Vini Vinci Parte 2
Viña Tondonia - estilo completamente diferente dos vinhos comercializados atualmente. São vinhos que passam por longo período de envelhecimento, em carvalho e em garrafa. Os mais impactantes são os brancos, com aromas muito intensos, principalmente de avelãs, com longuíssima persistência. Agora a principal questão: como pontuar estes vinhos (0 a 100)??? Impossível alcançar um senso comum. Por isto prefiro observar + a descrição do vinho que sua nota.
O.Fournier - produz vinhos em Ribera del Duero(Spiga) e na Argentina(ACrux), os dois à base da variedade Tempranillo. Percebe-se o mesmo DNA nos vinhos, possuem características semelhantes (aromas intensos, doces, com muita fruta, baunilha e um toque de azeitonas). Duas interpretações possíveis: os defensores do "terroir" defenderão que são vinhos corretos, porém sem personalidade, sem a assinatura do meio ambiente onde foram produzidos, um produto vulgar (entendam comum).
Os defensores da tecnologia defenderão que o exemplar argentino é impressionante, conseguiu reproduzir o estilo de um vinho de altíssima qualidade em uma região diferente da de origem, mostrando que a tempranillo pode alcançar resultados impressionantes no Novo Mundo também.
Postado por Marcel Miwa.
Comentários
às vezes temos que lidar com estas "surpresas". Embora os taninos estejam ainda muito intenso, devemos observar também se o vinho possui acidez e extrato(compostos sólidos que colaboram para a intensidade do aroma) suficiente para envelhecer bem. Com o envelhecimento os taninos podem amaciar (se estiverem verdes/agressivos o vinho não perderá a adstringência), mas perde-se acidez e intensidade no aroma. Quanto as avelãs, normalmente ocorrem em vinhos envelhecidos que passaram por madeira. Amêndoas, avelâs, nozes, são aromas que podemos encontrar em vinhos neste estilo. O grande desafio é encontrar vinhos desta tipicidade a um bom preço.
abs,
Marcel.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".