Não ferva, por favor
Tenho visto e experimentado misoshiru em diversos restaurantes japoneses. Raramente (raramente mesmo!) é preparado da forma correta. Ou fervem por tempo interminável, usam aji-no-moto, usam um misso horrível ou é super salgado.
Misoshiru da dona Y.:
A “sopinha japonesa de massa de soja fermentada” é tão simples, não entendo porque erram tanto!
Misoshiru da dona Y.:
O miso dela é feito com uma mistura de 1 pacote de miso escuro, um de miso claro e ¾ cup de sake (uso esta mistura para qualquer receita que leve misso). Misture bem e conserve em geladeira.
Ferva água (cerca de 1,5L). Baixe o fogo e una ½ tsp de hondashi (tempero de peixe seco). Quando faço com tofu, adiciono cortado em cubos pequenos na água ainda fria e deixo cozinhar sem ferver (eles sobem átona depois de cozidos). Se a sopa usar ingredientes como wakame, adicione-o e deixe cozinhar até amaciar. Pode-se acrescentar ingredientes como cenoura, acelga, vôngole, etc.
Abaixe o fogo no mínimo e, com ajuda de uma peneira (ou cestinha própria para misoshiru), adicione o miso (cerca de 4tbsp – depende da marca). Não ferva de maneira alguma! Desligue e sirva. No verão, tomamos gelado e no inverno, quente.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Sheila, a pasta pronta é prática, mas confesso que não me lembro do sabor. O importante é você estar satisfeita com o sabor.
bjos meninas,
Nina.
bjs
Adorei!
bjocas,
Nina.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".