Macarrão ensopado
Eu adoro Lamen (tem até um filme que retrata isso muito bem: Tampopo) e todo tipo de prato oriental com macarrão ensopado. O primeiro lamen feito no Japão foi preparado por um cozinheiro chinês no século XVII. Em São Paulo, as melhores casas de Lamen ficam no bairro da Liberdade (nunca me lembro de tirar foto deste prato por lá...).
O lamen tradicional é feito com uma massa caseira deliciosa, caldo de porco (com variações: shoyu e misso), legumes (vagem, broto de feijão, cebolinha, etc), lombo de porco assado fatiado, kamaboko/tikuwa (massa de peixe), nori (folha de alga) e ovo cozido. Pode-se acrescentar vários outros ingredientes.
Selecionei três tipos de pratos com o macarrão ensopado: todos eles são acompanhados de pimenta seca (à parte).
Lamen
Hiyashi Lamen: esta versão é servida fria (ou até gelada) com caldo feito com peixe seco, shoyu e óleo de gergelim, cenoura, omelete japonesa, cebolinha e cogumelo. Mas pode-se acrescentar pepino, lombo de porco assado cortado em tiras e kanikama.
Nabeyaki Udon: uma versão quente (vem em pote de porcelana com tampa), com caldo fumegante de porco ou frango, macarrão tipo udon, alga, cebolinha, tikuwa, ovo, shiitake, espinafre japonês e kamaboko.
Postado por Nina Moori.
Comentários
bjo,
Nina.
abs,
Nina.
Muito bonita a apresentação...
Beijocas
Beijinhos,
o que é esse elemento rosa e branco da primeira foto?
Esse filme japones em um must see-must have. beijo,
Marizé, um dos fatores que me atrai na cozinha japonesa é a apresentação, afinal comemos com os olhos tbm!
Elvira, para mim são pratos únicos: temos o amido da massa, proteína da carne, verduras e legumes, completo!
Laurinha, tbm vi este programa, fiquei impressionada com o chinês que fazia a massa sentando em bambu. Achei o máximo o cuidado e dedicação dele, pena que ele não tem dissípulos... a arte morrerá com ele!
Sheila, é o kamaboku, uma massa feita com carne de peixe branco, fécula de batata temperos e corante(se não me engano é cozida no vapor). O kanikama é uma versão do kamaboko, mas aromatizada com essência de caranguejo.
Obrigada Migas, eu já experimentei macarrão instantâneo brasileiro, japonês e coreano, mas não gostei de nenhum.
Fezoca, eu não cnseguiria me segurar, acho que experimentaria todos os tipos de pratos nesse vietnamita (rsrs). Adoro este filme, é uma mistura de romance, com cultura japonesa e "busca pelo Lamen perfeito".
beijos a todos,
Nina.
bjo,
Nina.
Um beijo e ótimo final de semana.
www.mangiachetefabene.wordpress.com
bjo,
Nina.
bjocas e bom fim de semana,
Nina.
O Marcel fez um curso sobre estes pratos.
Um dia postaremos sobre a receita dos caldos (de porco, cozido lentamente e depois clarificado).
Dá um trabalhão, mas ficam super sborosos.
bjo,
Nina.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".