Tapioca passo-a-passo
Duas pessoas que sempre nos visitam perguntaram sobre o preparo da tapioca.
Tapioca é feita com a fécula da mandioca. Encontrada em várias granulações: fina, média, flocada e grossa. Para fazer aquela encontrada nas barraquinhas de rua uso a mais fina.
A maneira tradicional de fazer: hidrate duzentos e cinquenta gramas de farinha de tapioca em quinhentos mililitros de água filtrada por 2h. Escorra a água e deixe secar sobre um pano por 2h.
Peneire na hora de usar. Às vezes deixo de molho na geladeira e antes de usar, retiro o excesso de água, seco sobre toalha (espremendo um pouco), peneiro e uso.
Quando não tenho tempo (ou não lembro) de hidratar, umedeço a tapioca com água filtrada, misturando com os dedos até obter uma consistência granulosa/úmida (como queijo de cabra fresco).
Peneiro, espalho uma camada em frigideira (cuide para não deixar buracos) antiaderente e levo ao fogo baixo, deixando secar (e dourar levemente se desejar).
O que faz a tapioca aglutinar é a goma que foi hidratada. Viro uma vez para secar o outro lado.
Recheie e sirva. O ideal é servir assim que sai do fogo (fica puxa-puxa ao esfriar).
A da foto está recheada com doce de leite.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Simplismente amei!!!
Bjs e uma otima semana
E aqui é com tudo qto é recheio, menina, sabe aquela descarcterização q fazem com a pizza? Aqui rola com a tapioca... Mas eu gosto de qq jeito!!!
Bjos.
A gente comia tapioca quentinha ao acordar...
Deliciosa memoria!
Levar ao forno, demora mais para cozinhar e os gnocchi ficam mais tempo em contato com o líquido. Deve ser por isso que desmancharam. Vc poderia acrescentar mais farinha, mas a massa ficaria muito mais pesada. Não desmancharia na boca ao comer.
bjo, Nina.
Oi Marcia, pelo jeito eu (como uma típica paulistana) acabo cometendo esse tipo de descaracterização da tapioca original! Sorry!
Ai Carolina, a tapioca tem gosto de muito mais que tapioca: gosto de colo de vó, conversa com vô, férias...Que delícia!
bjos a todas, Nina.
Abarços.
a sua explicação está perfeita e
parece que tem um pé lá nas ladeiras da Sé em Olinda, onde a gente come a melhor tapioca do mundo, sem a descaracterização citada pela Márcia.
Beijo
Oi Dinha, a moça que trabalha aqui em casa (minha fornecedora de tapioca) conta que a mãe dela fazia como a sua avó. Bom lembrar dessas coisas, né?
Oi Karla, agora fiquei contente, receber um comentário desses de alguém que cresceu comendo tapioca!
bjos a todas! Nina.
Beijos,
Débora
Oi cris, faça tapioca um dia, é uma comida barata, não faz sujeira, não é gordurosa e combina com muitos recheios (com a Débora do Brincando de chef citou).
bjos, Nina.
Estava passeando pela internet, tentando descobrir como se faz tapioca e encontrei seu site... bem, tenho umas dúvidas: qual o tipo de tapioca que se usa? Pode ser aquela que a gente usa pra fazer cuzcuz? Outra pergunta... fui hidratar a tapioca em água (essa que faz cuzcuz), mas ela não secou... está muito molhada e grudenta... será que coloquei muita água? O que faço com ela agora? Dá pra utilizar em outra receita?
Bjs, obrigada!
Usamos a farinha de tapioca. A moça que trabalha em casa recebe do Piauí, mas já vi vender em casas do norte. Caso não encontre de maneira alguma, use o polvilho doce (70%) misturado com o azedo (30%). Se usar a farinha de tapioca ou o polvilho, hidrate aos poucos, formando uma farofa úmida.
Você pode fazer um cuscuz capixaba com esta tapioca granulada.
bjos,
N.
Meu nome é Anoniminha tchau e valeu!!!!!
bjos,
N.
uma vez tentei processar as pérolas de tapioca para dedixar fininha, mas não consegui, eram muito duras. Dependendo da granulosidade talvez funcione. Precisa testar.
bjo,
N.
Obrigada.
bjos
Ainda não utilizei a tapioca da Yoki, mas creio que o processo seja o mesmo. No nordeste, adicionam um pouco mais de água e embalam em sacos plásticos modelando em formato retangular. Não testei desta forma porque não sei exatamente qual a porcentagem de água. Prefiro fazer aos poucos, peneirando e testando na frigideira até obter o ponto.
N.
muito obrigada.
testandocomacarla.blogspot.com.br
Paula, use menos água. quando o polvilho é armazenado em local úmido (vai saber como era o estoque do mercado) ou estamos em época de chuvas, precisa de menos água para hidratar.
att,
N.
A maneira mais simples de hidratação da fécula de mandioca é a seguinte:
Em uma vasilha coloque a fécula de mandioca (fécula doce) e cubra com água, uns dois dedos de água acima da fécula. Cubra com um pano e leve para o refrigerador até o dia seguinte. Depois é só escorrer a água é peneirar. Após, a fécula esta pronto para ser usada. Conservar em refrigeração ...
Alguma recomendação sobre onde encontrar uma boa farinha de tapioca em São Paulo? Gostaria de algo mais artesanal.
Obrigado.
Fábio
Tem alguma Casa do Norte perto da sua casa? Costumo encontrar as farinhas de tapioca (de diferentes granulosidades) e a goma de tapioca já pronta em uma dessas casas na Lapa.
att,
N.M.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".