Raiz de lótus
O Daniel (Panela de Cobre) postou um tempo atrás sobre a ervilha torta. Fiquei surpresa quando li que algumas pessoas nunca haviam experimentado este alimento. Então tive a idéia de publicar sobre alimentos da cozinha japonesa, incomuns para a maioria dos ocidentais.
A raiz de lótus tem este nome porque é considerada uma dádiva, uma vez que nasce em meio à lama. O japonês chama de renkon.
O renkon deve ser descascado, cortado em fatias e colocado de molho em água com vinagre. Aliás, o vinagre é o grande truque para deixar a textura crocante após a cocção.
Minha mãe refoga com pimenta. Ela aquece óleo em uma panela anti aderente, salteia pimenta vermelha em tirinhas, coloca o renkon escorrido, adiciona um pouco de sakê, tudo isso, mexendo sempre. Tempera com sal e shoyu (mais sal que shoyu). A textura final é crocante. Super simples e muito saboroso.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Abs, Nina.
Nunca tinha ouvido falar nessa raiz. Agora fiquei com vontade de experimentar.
Beijos,
Débora
Natércia, Elvira, Sheila e Eliana, pretendo (sempre que tiver oportunidade) postar sobre alimentos poucos usuais na mesa ocidental. Obrigada pela visita,
Nina.
Por favor enviar informações para o e-mail : cleonicev@yahoo.com.br
agradeço muito.
Um abraço
Cléo vieira
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".