Concurso Epicure Sommelier
Fui assistir as aulas junto com o Marcel.
Na aula da tarde de sábado, tivemos a prova sobre charutos. Cesar Adames, um grande especialista no assunto, foi o professor no curso. A maioria dos alunos não tinha grande intimidade (inclusive o Marcel) com o assunto, até desgutavam charutos, mas não conheciam bem o produto. Foi durante as aulas com Adames que desenvolveram interesse e conhecimento.
Depois de uma prova escrita, ocorreu a prova prática, ou seja, de serviço. Mas para deixar todos bem tensos, quem tivesse melhor desempenho no serviço, teria uma vaga garantida na final do Concurso Epicure Sommelier. O jure contava com Adames e dois campeões do Concurso Brasileiro.
Para a prova era necessário apresentar um charuto e explicar a história dele, harmonizar com uma bebida (descrevendo a história dela) e fazer o serviço (cortar com tesoura, guilhotina ou furador e acender com fósforo longo, maçarico ou cedro para o jurado). O serviço é que valia mais pontos na nota final.
Fiquei super feliz quando o professor anunciou as notas: meu namorado, Marcel Miwa, ficou em segundo lugar! Ele perdeu com honras para uma pessoa que tem experiência na área de epicure. Ele fez o serviço de um charuto Le cigar (Recôncavo baiano) com um Madeira F.F. Ferraz.
A final ocorrerá durante a edição Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa. Vamos torcer pela F. (que venceu a etapa classificatória).
Postado Por Nina Moori.
Comentários
O assunto é outro... Vi sua receita do bolo de chocolate e amei, porém não sei o que é "tbsp". Esclareça minha ignorância, por favor...
Inté : )
Tbsp = tablespoon = colher de sopa
Tbsp = teaspoon = colher de chá
Oi Cris, o evento Prazeres da Mesa Ao Vivo é produzido para fazer a revista ao vivo. O evento dura 3 dias, com chefs, degustações, novos produtos gastronômicos, concursos, vinhos, etc. Depois sai a edição do evento no mês seguinte.
Oi Laila, o Marcel tem a memória olfativa mais desenvolvida. Isso é questão de treino, lembrar de alguns cheiros da infância e, absorver os cheiros que nos rondam. Por exemplo ir à feira e sentir o aroma das verduras, legumes e frutas. Com o tempo vamos memorizando os aromas. Existem pessoas que tem o olfato mais apurado (a Fezoca citou sobre isso dias atrás), é genético. Mas elas não sentem apenas os bons aromas, tbm sentem com mais intensidade o suor, a poluição e os produtos de limpeza.
bjos a todas,
Nina.
Sheila, aqui em São Paulo temos casas de charutos que fazem degustações de charutos harmonizando com bebidas (epicure). Procure no Esch, Lenat, Davidoff entre outros.
abs,
Marcel.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".