Churrasco, futebol e torta
Fomos a um churrasco na casa de um amigo. Coisa típica de brasileiro: churrasco no almoço (ficamos para assistir o jogo Brasil X Argentina - eu esperei que fosse ter mais emoção, os argentinos desanimaram logo no meio do primeiros tempo) de domingo.
Lembro que até uns anos atrás, todos os domingos eram na casa dos meus avós. Normalmente tinha churrasco (a minha avó dizia que era para comemorar aniversário de alguém: dela, do avô, meu, da tia, do tio, de uma das primas, mas acho que era desculpa para reunir todos). O churrasco aqui em Sampa, começa com pão francês, vinagrete e farofa, depois chegam as carnes (picanha, maminha, fraldinha, linguiça e frango). Já os descendentes de japoneses fazem churrasco com os itens do churrasco paulista tradicional além de oniguiri (bolinho de arroz), salada de alface e tomate e outras variantes, pepino com alga,conservas, maionese, peixe (na churrasqueira e muitas vezes sashimi). E na sobremesa ainda têm laranja (sempre), melancia, mexerica e algum doce.
Hoje eu quis colaborar com um doce, levei uma Linzer Tart: pâte sucrée com amêndoa em pó recheada com geléia de framboesa. O Daniel (Panela de cobre) fez um "linzer cookie" outro dia.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Oi Fezoca, acho que o interessante na cozinha atual brasileira é esta mistura de culturas e referências: índios, negros, portugueses, italianos, poloneses, alemães, judeus, árabes, japoneses, chineses e várias outras raças.
bjos, Nina.
Eu tenho uma amiga que é filha de pai japones e o churrasco deles é exatamente do jeito que descreveu, mas como a mãe é brasileira, tem muuuuuita carne!
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".