Cozinha japonesa não se resume a sushi...
Na maioria das vezes que vou a um restaurante japonês não como sushi. Gosto do macarrão ensopado (origem chinesa), dos combinados (teishoku) e os grelhados (teppan). Um dos pratos que mais aprecio é o Teppan de anchova com legumes, onde o peixe e os legumes são grelhados e servido com molho adocicado de shoyu à parte (acompanha missoshiru e um tipo de picles).
Aliás, acho que uma das razões do sucesso da cozinha japonesa é esse processo de comer em potinhos separados, usando molhinhos e temperos da forma com que mais agrada o paladar de cada um. A cozinha contemporânea tem um pouco disso, muito restaurantes servem os molhos e caldas à parte (em copinhos e mini jarras). É como se o comensal participasse da preparação do prato; ao invés do garçon finalizar o prato ao lado da mesa do cliente, é o próprio que finaliza.
Postado por Nina Moori.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".